Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

UFPA estabelece cooperação com Universidade de Michigan (EUA)

A Pró-Reitoria de Relações Internacionais da UFPA (PROINTER) convoca a todos os pesquisadores da Universidade para manifestarem seu interesse em participar do Acordo de Cooperação entre a Instituição e a University of Michigan (MSU). O objetivo é estabelecer laços para o desenvolvimento de atividades de pesquisa e ensino entre as duas universidades e propiciar a mobilidade de alunos e professores entre os países.

 

Para fazer parte da cooperação em ensino, pesquisa e mobilidade docente e discente, os pesquisadores da UFPA devem enviar, até o dia 6 de abril, para o e-mail leilassef@ufpa.br, um resumo com suas áreas de interesse de pesquisa escrito em português ou, preferencialmente, em inglês e, ainda, o link para o seu Currículo Lattes ou para o Diretório do Grupo de Pesquisa e sites institucionais.

 

“Podem participar do Acordo todos os professores da UFPA de qualquer área do conhecimento. Precisamos apenas que eles manifestem o seu interesse para, então, articularmos com os pesquisadores americanos parcerias mais específicas. As manifestações podem ser individuais ou por meio de grupos de pesquisa, faculdades, institutos, núcleos ou campi da Universidade”, explica Leila Assef, assessora da PROINTER e mediadora do Acordo de Cooperação.

 

Em uma reunião no dia 9 de março, a coordenadora do Programa de Parcerias Internacionais da universidade americana, Cynthia Simmons, defendeu a importância da parceria com a UFPA. “Temos cerca de 30 professores cujos objetos de pesquisa são referentes ao Brasil e outros 60 que desejam estudar o país. Nesse sentido, a Universidade Federal do Pará torna-se uma das nossas principais parceiras”. A coordenadora explica que é possível estender a parceria para várias áreas, entre elas: Segurança Alimentar, Saúde, Administração, Relações Internacionais, Desenvolvimento, Direito, Língua Portuguesa e Estudos Culturais, Tecnologia, Engenharia e Bioeconomia. A MSU já possui trabalhos conjuntos com a Faculdade de Economia e com o Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da UFPA.

 

“Precisamos nos internacionalizar urgentemente, porque o conhecimento avança apenas quando é transmitido, dividido, compartilhado e difundido de forma ampla. Essa iniciativa será importante para a vida profissional dos nossos pesquisadores que atenderem ao chamado e, institucionalmente, será essencial para a UFPA reafirmar-se como uma grande referência na produção de conhecimento e na formação de pessoas na Amazônia Continental, em níveis nacional e internacional”, argumenta Flávio Nassar, pró-reitor de Relações Internacionais da Universidade.

 

Para o reitor Carlos Maneschy, a internacionalização da UFPA é o próximo passo e, também, um dos mais importantes para a Instituição. “Garantimos o apoio e estimulamos todas as iniciativas que busquem a institucionalização de acordos com universidades estrangeiras que promovam a multidisciplinaridade e envolvam o maior número possível de agentes”.

SERVIÇO:
Manifesto de interesse em participar do Acordo de Cooperação com a Universidade Estadual de Michigan
Período: Até 6 de abril
Requisitos: Pesquisadores da UFPA de qualquer área do conhecimento devem enviar resumo com área de interesse e link para Currículo Lattes ou Diretório dos Grupos de Pesquisa
Contatos:
leilassef@ufpa.br / 3201.7211 / 3201.8713
Leia mais: UFPA busca convênio com universidade americana 
 


Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA


 

Publicado em: 22.03.2010 16:00