Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Fórum de apoio ao Parfor reúne-se em Santarém

Ocorrerá nesta sexta-feira, dia 26, a 5ª reunião ordinária do Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente, a qual delibera sobre as diversas ações do Plano Nacional de Formação Docente (Parfor), programa do Ministério da Educação que oferece cursos de licenciatura a professores das redes estaduais e municipais. A Universidade Federal do Pará (UFPA), a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), a Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal (Capes), a Universidade do Estado do Pará (Uepa), o Instituto Federal do Pará (IFPA), a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) são algumas das instituições que constituem a rede regional de parceria para a execução do Plano no Pará.

 

Este mês, a reunião ocorre em Santarém para possibilitar a apresentação do projeto da Universidade do Oeste do Pará (UFOPA), a ser instalada no referido município, como nova integrante do grupo de instituições empenhadas na execução do Parfor. Entre outros assuntos que serão abordados, estão o histórico das ações do Parfor desde o início de sua vigência, em dezembro de 2009, até agora; a discussão sobre o calendário dos módulos ofertados no Programa pelas instituições parceiras; a proposta pedagógica dos cursos e a inclusão do Sindicato dos Pedagogos do Estado do Pará no Fórum.

 

De acordo com o coordenador do Parfor na UFPA, professor Márcio Nascimento, o ponto chave da reunião é o que se refere à adequação da oferta dos cursos ao calendário escolar dos municípios paraenses. “As prefeituras provavelmente sugerirão que as aulas presenciais intensivas só aconteçam nos períodos de 1º de janeiro a 15 de fevereiro e de 1º de julho a 8 de agosto. Este calendário é bem menor que o calendário previsto para a interiorização da UFPA, por exemplo. Uma alternativa viável para os cursos e as prefeituras é que os alunos tenham atividades nos finais de semana, durante os meses de novembro e dezembro e final de fevereiro para o primeiro período do PARFOR; e durante os meses de maio, junho e final de agosto, para o segundo período do PARFOR, além das atividades a distância. Com isso, os projetos político-pedagógicos poderão ser implementados sem comprometer a carga horária e a qualidade dos cursos”, explica o coordenador.

 


FASE ATUAL - Atualmente, os 7.200 candidatos aprovados em cursos ofertados pelo Parfor nas mais diversas instituições estão sendo convocados para realizar o vínculo institucional. Na Universidade Federal do Pará, onde houve 3.507 aprovados, a publicação do edital com as informações sobre os documentos necessários, os locais e as datas para se apresentarem à Instituição já está disponível no endereço www.ufpa.br/ciac. Ao todo, 18 licenciaturas da UFPA disponibilizaram vagas em 98 turmas distribuídas em 27 municípios.


Outra novidade do Parfor é que os candidatos não classificados na divulgação do último listão ainda podem concorrer à vaga solicitada de acordo com as seguintes situações: se a turma em que se inscreveram preencheu o número de vagas e candidatos classificados não comparecerem à instituição em tempo hábil para matricular-se; se concorrerem no próximo ingresso, no segundo semestre de 2010, ou em ingressos posteriores; ou se migrarem para outra instituição ou para outro município, conforme orientação da instituição em que se inscreveu. Para mais informações, acesse: http://www.ufpa.br/parfor/.

 


Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA


 

Publicado em: 25.03.2010 15:00