Pós-Graduação em Antropologia abre inscrições para mestrado e doutorado
O Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA), da Universidade Federal do Pará (UFPA), divulgou na quarta-feira, dia 24, o Edital n° 001/2010, que abre 11 vagas para o curso de doutorado e 16 vagas para o curso de mestrado para o segundo semestre letivo de 2010, nas seguintes áreas de concentração: Antropologia Social, Arqueologia e Bioantropologia. A seleção se dará ao longo do primeiro semestre de 2010, e o resultado dos aprovados será divulgado no dia 19 de junho.
Segundo a coordenadora do PPGA, professora Jane Beltrão, o Programa é diferenciado por oferecer três áreas de concentração diferentes, havendo a possibilidade de que elas interajam umas com as outras. “Assim, por exemplo, um antropólogo social pode trabalhar em conjunto com os arqueólogos e bioantropólogos”, explica.
Outro destaque apontado pela coordenadora é a oferta de vagas especiais, seis para técnico- administrativos (três para mestrado e três para doutorado), duas para negros (uma para mestrado e uma para doutorado, e duas para indígenas (uma para mestrado e uma para doutorado). “Não existem vagas, assim, em lugar nenhum. Inclusive, já existem candidatos indígenas interessados em se inscrever”, conta Jane Beltrão.
Conheça mais das áreas de concentração disponíveis:
Antropologia Social:
Contempla a formação de cientistas antropólogos em nível de mestrado e doutorado, com capacidade de atuar em conjunto com arqueólogos e bioantropólogos. Tem por foco a formação teórica em Antropologia Social, direcionada para atuação na Pan-Amazônia, levando em consideração a relação antropólogo e sujeitos sociais com os quais os profissionais trabalham privilegiando a compreensão da diversidade cultural dos povos tradicionais que habitam a região, sob diversas óticas, nativas e acadêmicas.
Arqueologia:
Objetiva a formação de cientistas arqueólogos em nível de mestrado e doutorado. O foco da área de concentração é a formação teórica em Arqueologia Antropológica, direcionada para atuação na Pan-Amazônia, levando em consideração a relação do arqueólogo e do patrimônio arqueológico com as populações que habitam a região.
Bioantropologia:
Visa qualificar profissionais para que sejam capazes de atuar nas diversas interfaces entre Arqueologia, Antropologia Social e outras áreas teóricas e práticas, como na escavação e investigação de sítios arqueológicos onde existam restos esqueletais humanos, na interação com pesquisadores interessados nos mecanismos biossociais que originam doenças entre populações tradicionais e grupos vulnerabilizados, em questões relacionadas à ética e à bioética das pesquisas envolvendo seres humanos do presente ou do passado, em estudos sobre as relações entre biodiversidade e sociodiversidade, contribuindo, também, com as perícias na área de Antropologia Genética e Forense.
Serviço:
Edital de Seleção para o Programa de Pós-Graduação em Antropologia
Edital: http://www.ufpa.br/ascom/links/editais/ppga.pdf
Vagas: 16 para mestrado e 11 para doutorado.
Inscrições: De 5/4 a 15/5
Texto: Yuri Rebêlo – Assessoria de Comunicação da UFPA
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária