UFPA ofertará vagas remanescentes em Processo Seletivo Especial
A Universidade Federal do Pará promoverá um Processo Seletivo Especial (PSE) para oferta das vagas remanescentes do PSS 2010. A decisão foi tomada durante a 3ª Reunião Ordinária do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPA (CONSEPE), realizada nesta quarta-feira, dia 31 de março. Edital deve ser lançado ainda em Abril e as provas realizadas em maio.
Os conselheiros discutiram qual seria a melhor maneira de ofertar essas vagas, uma vez que, em alguns casos, as aulas já iniciaram e, em outros, a turma esperaria o ingresso de novos alunos. A ideia inicial era promover um novo processo seletivo para as graduações em que sobraram mais de dez vagas e ofertar as remanescentes para o Processo Seletivo à Mobilidade Interna e, posteriormente, Externa (Vestibulinho) sempre que houvesse menos de dez vagas disponíveis. No entanto, por consenso, ficou definido que todas as vagas serão ofertadas por meio de um PSE ainda no primeiro semestre de 2010, para ingresso de alunos no segundo semestre.
Das 951 vagas que não foram preenchidas no PSS 2010, 913 serão reofertadas: 91 em Abaetetuba, 138 em Altamira, 80 em Belém, 64 em Bragança, 100 em Breves, 8 em Cametá, 66 em Castanhal, 332 em Marabá e 34 em Soure. As 38 vagas não preenchidas para os cursos ofertados em Santarém não serão oferecidas novamente porque o Campus se transformou em uma instituição independente, a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).
A previsão é que o edital do novo concurso seja publicado ainda em abril, no site www.ceps.ufpa.br e que a prova seja realizada até junho. “A avaliação será composta por uma prova objetiva e uma redação, mas outros detalhes ainda deverão ser acertados pela Comissão Permanente de Processos Seletivos da UFPA (COPERPS). O conteúdo programático será definido o mais breve possível, mas é sempre correspondente ao previsto pelo ensino médio”, esclarece Marlene Freitas, coordenadora da COPERPS e pró-reitoria de Ensino de Graduação.
A pró-reitora explica, ainda, que não haverá prejuízo aos estudantes que entrarão na Universidade pelo Processo Seletivo Especial. “Já estava previsto que muitas turmas extensivas iniciariam em agosto e outras, do regime intervalar, iniciariam em julho. Nos demais casos, cada Faculdade irá se responsabilizar por tomar as medidas cabíveis para não prejudicar os alunos, como a oferta de disciplinas específicas para os novos universitários, por exemplo, o que já está previsto no Regimento da Graduação da UFPA”.
Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre Moraes
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária