Documentário mostra outro ponto de vista sobre as crianças de rua

A situação de risco das crianças que moram nas ruas é o tema do vídeo-documentário “Nós somos da rua”, produzido em 2004 e que será lançado hoje, 17, no Instituto de Artes do Pará. O documentário é o relatório de uma pesquisa do professor de Psicologia da Universidade Federal do Pará Ricardo Pimentel e mostra a vida das crianças de rua sob o ponto de vista delas mesmas.
Como integrante do núcleo de pesquisa “Práticas discursivas e produção de sentido” do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o professor Ricardo Pimentel desenvolve estudos sobre os riscos existentes na sociedade contemporânea. Ele mesmo foi o roteirista do documentário de oito minutos que traz depoimentos de meninos que fazem das ruas seu espaço de moradia e lazer.
“A vontade de não se separar dos amigos é muito forte entre essas crianças. Elas preferem continuar nas ruas a ser levadas para um abrigo e ter que se separar do seu grupo”, constatou a pesquisa. Além disso, o estudo do professor da UFPA apontou que a noção que essas crianças têm do risco que elas correm nas ruas é diferente da que existe na sociedade. Para os meninos e meninas de rua, o uso de drogas, por exemplo, não é um risco, mas sim uma forma de lazer, como para muitos outros jovens de outras classes sociais.
 As preocupações dessas crianças, no entanto, não são totalmente diversas das que afligem as outras pessoas. A violência aparece como a grande vilã da vida nas ruas. O medo de ser estuprado ou de apanhar de pichadores aterroriza as crianças, assim como assusta a maioria do povo brasileiro.
 Patrocinado pela UFPA e produzido em conjunto com a RKE Comunicação, o vídeo-documentário “Nós somos da rua” contou com o apoio do Departamento de Psicologia Social e Escolar e do Núcleo de Prática Discursiva. O lançamento será no  Instituto de Artes do Pará,  às 19 horas.  (texto Jones Santos)

Publicado em: 17.08.2005 12:27