Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Teatro Cláudio Barradas exibe "Brasileiramente, Árabes"

Existe uma Belém brasileiramente árabe? Essa é a pergunta que tem sido feita desde a última quarta-feira (31/3), quando estreou, no Teatro Cláudio Barradas, o espetáculo “Brasileiramente, Árabes”. A peça mostra o passado de quatro famílias descendentes de libaneses, ilustrando como a cultura árabe influenciou a geografia, a cultura, a culinária, a arte, a política e vários outros aspectos da sociedade paraense. A produção foi viabilizada com o apoio de quatro atores paraenses que fazem parte das famílias abordadas: Dário Abdon Khalarg, Natália Abdul Khalek, Maridete Daibes e Klau Anaisse.

 

Dirigida pelas professoras Karine Jansen e Wlad Lima, da Escola de Teatro e Dança da UFPA, a peça se originou do Projeto de Pesquisa “BRASILEIRAMENTE, ÁRABES! Um estudo das práticas performáticas dos descendentes de libaneses na cidade de Belém” desenvolvido pelas pesquisadoras ao longo do ano passado, quando elas puderam aprender e conhecer mais sobre a cultura árabe existente em Belém. 


 
Para realçar a atmosfera árabe, os objetos de cena procuram representar, ao máximo, o mundo árabe, sempre mostrando a trajetória das famílias e criando uma orientação cênica coerente com o tema. Nesse sentido, os resultados da pesquisa foram determinantes para a criação de um espetáculo bem elaborado, com uma produção de qualidade.

 

A peça estará em cartaz até o dia 14 de abril, no Teatro Universitário Cláudio Barradas, ao lado da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (ETDUFPA), na Av. Jerônimo Pimentel. O ingresso custa 20 reais, mas o Teatro aceita meia-entrada.


Serviço:
Espetáculo “Brasileiramente, Árabes”
Local: Teatro Cláudio Barradas, Rua Jerônimo Pimentel, 546, ao lado da Escola de Teatro e Dança da UFPA.
Realização: 31/3/10 a 14/4/10 (de quarta a domingo), às 21h.
Ingresso: R$20 (meia: R$10)
Direção: Karine Jansen e Wlad Lima


Texto: Yuri Rebêlo – Assessoria de Comunicação da UFPA

Publicado em: 05.04.2010 16:00