Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Encontro Internacional de Psicopatologia Transcultural

De 13 a 15 de abril, a UFPA reunirá estudiosos da Psicopatologia Transcultural, brasileiros e franceses, para discutirem as consequências da globalização, enfocando a relação entre sofrimento psíquico, violência e diversidade cultural. O Encontro Internacional de Psicopatologia Transcultural é uma realização da UFPA e da Universidade Paris 7, consolidando a participação do Estado do Pará na Rede Internacional de Pesquisa em Psicologia Transcultural iniciada em 2009 por um grupo de professores franceses e brasileiros.

 

A pesquisadora da Faculdade de Psicologia da UFPA, Suzana Pastori, integrante da Rede e  coordenadora do Encontro, explica que  o objetivo do evento é abrir um espaço de discussão e troca de experiências relacionadas à Psicopatologia e sua relação com a diversidade cultural, considerando o caráter multidisciplinar da temática. “Queremos estabelecer um diálogo entre Psicologia, Psicanálise, Antropologia, Sociologia, Filosofia e demais disciplinas interessadas nas relações entre condições humanas e diferenças culturais”, comenta.

 


Suzana Pastori, doutora em Psicologia Clínica e pesquisadora do tema há 20 anos,  afirma que, no Brasil, há uma tendência em não considerar o sofrimento psíquico causado pelas diferenças culturais. “Na nossa região, a perda de vínculos identitários com a cultura cabocla e com a cultura indígena é um exemplo do que pode gerar sofrimento psíquico”.

 

Na programação, serão abordadas questões que relacionam: Cultura e Violência; Subjetividade e Globalização; Sexualidade e Mitologia; Efeitos Psíquicos das Heranças Culturais; Sofrimento Psíquico e Instituição; Diversidade e Questão Identitária.

 

Serviço:

Encontro Internacional de Psicopatologia Transcultural

Data: 13 a 15 de abril

Público: estudantes e profissionais das áreas de saúde, educação, antropologia, segurança pública e jurídicas e outros.

Inscrições: abertas e podem ser feitas por meio do site
www.ufpa.br/transcultural

Instituições participantes: UFPA, UNAMA, UEPA, Universidade Paris
7, PUC/RJ, PUC Minas, Instituto Arapoty (SP), USP, PUC/MG, PUC/SP, Sociedade Bras. de Psicanálise de Porto Alegre e Hospital Marmottan (França).


Texto: Cristina Trindade – Assessoria de Imprensa do IFCH

Publicado em: 09.04.2010 15:00