Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Distúrbios da voz: tema de campanha na UFPA

Uso excessivo da voz, pouco tempo para repouso e lazer, grande número de alunos. Esses são só alguns dos inúmeros problemas enfrentados pelos profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho, como os professores. E é pensando exatamente nesse público que a Universidade Federal do Pará promoverá, de 12 a 16 de abril, a Campanha de Prevenção dos Distúrbios da Voz. O evento é promovido pela Coordenadoria de Vigilância à Saúde do Servidor (CVSS), da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (PROGEP).  

 

O intuito da campanha é prevenir e tratar problemas fonológicos. Para isso, os professores deverão responder a um questionário que receberão por e-mail, junto com algumas orientações sobre o uso correto da voz. Esses questionários serão avaliados por uma equipe especializada de profissionais (fonoaudiólogo e otorrinolaringologista) com posterior convocação para avaliação clínica e encaminhamento terapêutico, se necessário.

 

A campanha é destinada aos 2.368 professores da UFPA e da Escola de Aplicação, incluindo efetivos do ensino superior e básico, substitutos e visitantes. Os docentes são os profissionais mais propensos a desenvolver distúrbios da voz. Eles estão expostos a situações adversas, como condições de trabalho inadequadas: salas mal projetadas, ruído externo, ventiladores barulhentos, pó de giz e falta de instrumentos, por exemplo, microfone.

 

Essas situações provocam um alto índice de distúrbios da voz nesses profissionais, na maioria das vezes, por uso inadequado desse instrumento, por desinformação e/ou falta de prevenção, acarretando comprometimento de sua qualidade de vida, do desempenho no trabalho, de sua saúde física e psíquica.

 

As ações da campanha constarão de:

 

- Trabalho de educação e sensibilização setorial com material informativo.

 

- Aplicação, aos docentes, de questionário de auto-avaliação da voz para rastreamento de distúrbios vocais, seguido de avaliação especializada.

 

- Veiculação de vídeo educativo (Produção: Companhia Amazônia), disponível para acesso no SITE da PROGEP.

 

- Distribuição da Cartilha de Higiene Vocal, elaborada pela CVSS.


Serviço: Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida e Coordenadoria de Vigilância à Saúde do Servidor (CVSS), Complexo Vadião. Telefone: 3201-7541


Texto: Killzy Lucena – Assessoria de Comunicação da UFPA

 

Publicado em: 09.04.2010 15:00