Ciência e Tecnologia são pautas de eventos na UFPA
Nesta terça e quarta-feira, dias 13 e 14 de abril, a UFPA recebe a visita dos principais dirigentes e especialistas do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Durante o Encontro serão apresentados detalhes sobre o Projeto UFPA 2.0 e sobre as principais redes do IBICT acessíveis aos pesquisadores e alunos da UFPA.
A Universidade já possui um Acordo de Cooperação com o IBICT, por meio do UFPA 2.0, que deverá ser homologado, em breve, pelo Conselho Superior da Universidade (CONSUN). “O IBICT possui redes com periódicos científicos, revistas eletrônicas e outros serviços em rede, como apoios técnicos e treinamentos em diversas áreas. Por meio desta parceria, podemos nos inserir, por exemplo, na Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos de Base Mineral, que disponibiliza dados sobre conteúdos e práticas a respeito desta atividade. O Pará, um polo mineral brasileiro, ainda não estava ligado a esta Rede”, explica Marcelo Caio de Miranda e Silva, consultor do Projeto UFPA 2.0, da Pró-Reitoria de Relações Internacionais da UFPA (PROINTER).
Entre as ações possibilitadas por meio da cooperação entre as duas instituições, estão o Mapa da Inclusão Digital no Pará, o acesso a revistas científicas eletrônicas e a Bibliotecas de teses e dissertações, o treinamento para uso de softwares e ações de incentivo ao uso de novas tecnologias no ensino, na pesquisa e na extensão na Universidade. “Temos já encaminhado o projeto de usos de Telecentros localizados nos campi da UFPA para disponibilizarem, entre outros serviços, acesso à rede técnica para assuntos rurais, como o Corredor Digital Rural. Produtores podem levar suas questões para a rede, por meio da Universidade, e terem as dúvidas respondidas por uma rede técnica com especialistas de todo o país”, anuncia Marcelo Miranda e Silva.
Projeto UFPA 2.0 - Na programação, também haverá uma apresentação sobre o Projeto UFPA 2.0, uma iniciativa da PROINTER, o qual busca projetar a UFPA como líder entre as instituições de pesquisa e formação de profissionais brasileiras no uso de tecnologias como ferramenta para ampliar e potencializar o ensino, a pesquisa, a extensão, a gestão e a integração na Universidade. Entre as frentes de trabalho do Projeto, está o apoio para a adequação da infraestrutura da Instituição para a utilização das novas tecnologias e a inserção e construção de redes nacionais e internacionais que impulsionem a Universidade no cumprimento de sua Missão Institucional.
“Essa é uma oportunidade única para toda a comunidade universitária conhecer detalhes sobre o UFPA 2.0 e fechar acordos e parcerias com o IBICT para o fortalecimento das diversas ações realizadas na Instituição. A programação da tarde é reservada para conversas e negociações para a definição de ações concretas entre os nossos professores, alunos e o Instituto”, convida o consultor da PROINTER.
SERVIÇO:
Ciclo de Palestras sobre o UFPA 2.0 e o IBICT
Data: 13 e 14 de abril de 2010
Local: Auditório Setorial Profissional
Clique aqui e acesse a programação completa.
Mais Informações: http://www.ufpa.br/ufpa2.0/
Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária