Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Atendimento Psicossocial promove bem-estar ao servidor

Silêncio, dificuldade de integração, problemas relacionais no ambiente de trabalho, irritabilidade ou ansiedade exigem cuidados e, muitas vezes, temos dificuldades de explicá-las. Se essa descrição chamou a sua atenção, talvez você deva saber mais sobre a Coordenadoria de Assistência Psicossocial (CAPS) da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV), da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (PROGEP) da UFPA.

 

De segunda a sexta, no horário comercial, uma equipe formada por assistentes sociais e psicólogos atende técnico-administrativos e docentes da UFPA, num espaço de “escuta terapêutica” e de orientação psicológica e social. “Atuamos em duas frentes de ação. A primeira trabalha a prevenção e a educação necessárias à construção de uma ambiência humanizadora e sadia para as pessoas que desenvolvem atividades profissionais na Universidade. A segunda é concentrada no ‘cuidar’ dos servidores que se encontram em processo de ‘adoecimento’, explica Nazaré Barbosa, coordenadora da CAPS. 

 

Entre as situações acompanhadas pela CAPS estão: os conflitos familiares, o uso abusivo de álcool e de outras drogas, dificuldades de adaptação no setor de trabalho, neste caso, com a cooperação do gestor da unidade. Nesses momentos, unir esforços é essencial à melhoria do clima organizacional. “A autoestima e a satisfação coletiva e pessoal aumentam a produtividade além de refletirem, de forma positiva, na qualidade dos serviços prestados na Universidade”, conta Maria de Nazaré Barbosa.

 

Uma das formas de promover um ambiente relacional mais saudável são as “intervenções técnicas”, que podem ser solicitadas pelas unidades administrativas e/ou acadêmicas. Essas intervenções são realizadas com base em mediações interativas com os servidores de cada setor, que, caso seja necessário, serão atendidos em nível psicossocial.

 

Quando procurar ajuda? -  “Não é preciso que outra pessoa perceba a necessidade ou espere até que a situação chegue ao insuportável. Sempre que houver um desconforto, uma sensação de que algo está errado ou de que pode ser melhorado, o servidor pode se sentir à vontade para nos visitar. Às vezes, uma conversa, um conselho em um ambiente de compreensão e afeto podem ser o suficiente para amenizar essas situações”, convida a assistente social.


 
Atendimentos -
De acordo com Josefa Quadros, diretora de Qualidade de Vida da PROGEP, somente em 2009, foram realizados 2.484 atendimentos psicossociais, considerando um universo de cerca de cinco mil servidores em exercício na UFPA e seus familiares. Os servidores indicados ou interessados no serviço podem entrar em contato com a CAPS, onde serão acolhidos, orientados e encaminhados para avaliação médica, psicoterápica ou e/ou encaminhamento à rede social, se este for o caso. “O retorno que temos de tudo isso é a melhoria do desempenho do servidor e, o mais importante, a melhoria na sua qualidade de vida, num clima organizacional satisfatório para o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas”, destaca a diretora.

 

A Coordenadoria oferece, ainda, outros serviços como assistências jurídica, educacional e em saúde, além dos projetos sobre orientação financeira. Outra atividade mantida pela CAPS são as visitas domiciliares e hospitalares aos servidores assistidos.

 

SERVIÇO:
Atendimento Psicossocial
PROGEP – Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida
Endereço: 1º andar do prédio da Reitoria, na Cidade Universitária José da Silveira Netto
Telefones de Contato: (91) 3201.7208, 3201. 7531 ou 3201.7846 /
E-mail:
nbarbosa@ufpa.br  ou sqv@ufpa.br


Texto: Glauce Monteiro -  Assessoria de Comunicação da UFPA


 

Publicado em: 19.04.2010 11:00