Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Campus de Bragança recebe dirigentes

Professores, técnico-administrativos e discentes da Universidade Federal do Pará - Campus de Bragança - receberam a visita da comitiva do reitor Carlos Maneschy e dos pró-reitores da administração superior, nestes dias 15 e 16 de abril. Além de responder às dúvidas e demandas da comunidade universitária, a presença dos gestores foi ocasião para a inauguração de novos blocos de salas de aula e de laboratórios que servirão às práticas do curso de Engenharia de Pesca, criado na Instituição, em 2006, com recursos do Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

 

As obras inauguradas também são resultado dos recursos do Programa MEC – Expansão, com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). O Campus de Bragança conta, agora, com 10 novos laboratórios e 14 novas salas de aula. O primeiro bloco de laboratórios foi inaugurado em 2007 para subsidiar as aulas da primeira turma do curso recém-criado, a qual se forma neste ano de 2010. Com a força da nova infraestrutura, as pesquisas na área de pesca ganham mais vigor na região, que é conhecida como um dos principais polos pesqueiros do Estado do Pará.    

 

Na chegada ao município, a administração superior da UFPA foi recepcionada pela coordenadora do Campus, professora Rosa Helena Souza; pelo prefeito de Bragança, Edson Luiz de Oliveira; e pela secretária municipal de Educação, Eulina Rabelo. A programação contou com uma apresentação no auditório do Campus para mostrar à comunidade as conquistas, as esperanças e os desafios que ainda faltam ser enfrentados pelo ensino superior na Região do Salgado. A professora Rosa Helena ressaltou que a visita significou um momento histórico para a Universidade, pois reuniu gestores, servidores e alunos, com fins de planejar o futuro da Instituição.

 

Ainda segundo a coordenadora, o Campus de Bragança é um polo de pesquisas com projeção nacional e internacional que, para ser implantado, contou com a ajuda de um pesquisador que, hoje, integra a equipe de administração superior da UFPA, o vice-reitor Horácio Schneider. Schneider participou da fundação do Campus há 24 anos, com o então reitor da UFPA, Seixas Lourenço. “Já naquele momento, vislumbrávamos as possibilidades de crescimento da Instituição pela fórmula que unia cérebros de profissionais dedicados e investimentos, como os atualmente garantidos pelo Reuni”, disse o vice-reitor.

 

O Campus de Bragança tem oito cursos de graduação e é o único polo da UFPA, no interior, a possuir o Programa de Pós-Graduação em Biologia Ambiental, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas Costeiros. O reitor Carlos Maneschy afirmou que a história de interiorização da UFPA, iniciada em 1971, permeia a história do Campus de Bragança, no objetivo grandioso de criar instrumentos de transformação social para melhorar a qualidade de vida das pessoas no que concerne às condições de trabalho, às relações do homem com o meio ambiente e ao desenvolvimento da economia local. “Assim, podemos celebrar a Ciência e a Educação como meio de realizar sonhos”, observou Maneschy.

 

Em busca de parcerias para garantir o desenvolvimento local, o prefeito de Bragança, Edson Luiz, explicou que a educação superior se configura como aliada importante em se tratando de atingir o bem-estar da população. “A educação abre caminhos”, afirmou o prefeito, que aproveitou a ocasião para entregar ao Campus a documentação de legalização jurídica dos territórios que pertencem à Universidade Federal do Pará no município de Bragança, incluindo o terreno da Escola São Cipriano, recentemente doado pela Prefeitura Municipal à UFPA.

 

Para saber mais sobre a visita dos dirigentes em Bragança, acesse: Visita ao Campus de Bragança.

Confira as fotos da visita, clicando aqui.

 

Texto: Jéssica Souza - Assessoria de Imprensa da UFPA

Foto: Alexandre Moraes

Publicado em: 19.04.2010 16:00