Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Hospital Barros Barreto comemora inaugurações

O Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) inaugurou, nesta segunda-feira, dia 19, duas alas do setor de Pneumologia, novas salas de isolamento da Pediatria e as obras de climatização do refeitório. Apenas na Pneumologia, são 47 novos leitos, incluindo quatro em áreas de isolamento para doenças mais graves, sendo que dois deles possuem equipamentos para isolamento de pacientes com Gripe Aviária.

 

O Setor Leste do 4º andar agora possui a nova ala masculina da Pneumologia, que recebeu o nome de “Doutor Antônio Lobão”, pneumologista e primeiro diretor do HUJBB, e a ala feminina, que se chama “Enfermeira Maria das Neves Vales”, profissional já aposentada da Universidade e tida como uma das pioneiras e mais importantes enfermeiras do Hospital. Além das enfermarias e da sala de isolamento, a Pneumologia também ganhou uma nova sala de utilidades (DML) e salas de apoio. O Setor Oeste do andar também será reformado em breve. 

 

“Temos a capacidade de manter 328 pacientes internados e 50% dessas vagas são, geralmente, preenchidas por pacientes de Belém, 40% por pacientes do interior do Estado e 10% de pessoas oriundas de outros Estados da Amazônia. A reintegração desses leitos ao Sistema Único de Saúde (SUS) é extremamente significativa para o Pará e para a região, especialmente nas áreas em que somos referência regional e nacional, como é o caso da Pneumologia”, defendeu Eduardo Leitão, diretor do Hospital Barros Barreto.

 

Além dos investimentos da própria UFPA, o diretor também lembrou a importância da capitalização de investimentos de outros órgãos. Recentemente, a Universidade conquistou 17,5 milhões de reais do Poder Legislativo Federal e também está negociando apoio financeiro do Banco Mundial.

 

“A história da UFPA é indissociável da história do Barros Barreto. Os investimentos no Hospital são essenciais e estratégicos para o desenvolvimento humano no Pará. Devem comemorar essas inaugurações e as outras que virão não apenas a Instituição e esses profissionais que dedicam sua vida a atender as pessoas que estão em condições de vulnerabilidade socioeconômica, mas também, principalmente, a sociedade que é quem recebe esses serviços. É ela que deve ser sempre lembrada em nossos esforços e conquistas”, defendeu o reitor Carlos Maneschy.

 

Também estiveram presentes à cerimônia de inauguração representantes da Câmara de Vereadores do Pará, da Secretaria Estadual de Saúde (SESPA), da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e do Instituto de Ciências da Saúde da UFPA (ICS/UFPA). 

 

Leia também: Comissão do Banco Mundial visita Hospital Barros Barreto

 


Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: karol khaled 

 

 

Publicado em: 19.04.2010 17:00