Núcleo de Meio Ambiente inaugura anexo
Superar o antagonismo entre desenvolvimento e preservação ambiental. Eis o desafio que o Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (NUMA/UFPA) assumiu há 19 anos e vem superando ao longo de sua existência. Para fortalecer suas ações, foi inaugurado o anexo do Numa, na manhã desta quinta-feira, 22 de abril. Além do tradicional Chalé de Ferro, o Núcleo ganhou um prédio exclusivo para o desenvolvimento de suas atividades de Ensino e Pesquisa. No novo espaço, funcionarão os gabinetes dos professores, duas salas de aula, dois laboratórios e a coordenadoria acadêmica.
O NUMA foi criado em 1991 com a finalidade de promover o estudo interdisciplinar das ciências ambientais na Amazônia, articulando os programas e as unidades que desenvolvem atividades de pesquisa, ensino e extensão ligadas à área. Segundo o diretor-geral do Núcleo, Gilberto Miranda Rocha, a ampliação da infraestrutura é um passo importante para fortalecer a atuação do NUMA como uma Unidade referência na gestão ambiental no contexto amazônico. “Os desafios, porém, não terminam aqui. Precisamos de mais recursos. Demandamos a construção de mais um anexo, que concentraria as atividades administrativas, e a ampliação do nosso corpo docente”.
Os Programas de Pós-Graduação Latu e Scritu sensu do NUMA já formaram mais de mil gestores ambientais na Amazônia. São especialistas em áreas estratégicas, como Educação Ambiental, Uso Estratégico dos Recursos Naturais, Gerenciamento Ambiental na Indústria, Direito Ambiental e Ecoturismo. Atualmente, o NUMA conta com os cursos de especialização, inseridos no Programa de Formação Interdisciplinar em Meio Ambiente (PROFIMA), e com o Mestrado Profissional em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM). Na Extensão, o destaque é o Programa Pobreza e Meio Ambiente na Amazônia (POEMA), que desenvolve projetos de desenvolvimento sustentável nos meios rural e urbano da Amazônia, promovendo alianças entre atores públicos, privados e não governamentais.
O Núcleo de Meio Ambiente possui oito professores em seu quadro, sendo seis efetivos e dois visitantes. O reitor da UFPA, Carlos Maneschy, garantiu, durante a cerimônia de inauguração, que os investimentos no Núcleo serão priorizados. De acordo com o dirigente, é de interesse da Universidade investir na consolidação de unidades como o Numa, que abordam a temática ambiental de maneira multidisciplinar e intrainstitucional, formando profissionais aptos a construírem uma sociedade mais justa e equilibrada ambientalmente. “Não há espaço para o pessimismo, se há desafios impostos, a Universidade fará de tudo para superá-los. Se são necessários R$ 500 mil para a execução de obras e contratação de doutores, vamos em busca desses recursos”.
Além do reitor, dos dirigentes, professores e técnico-administrativos ligados ao Numa, compareceram à inauguração parceiros institucionais do Núcleo. O presidente do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (IDESP), José Raimundo Trindade, representou o Instituto na mesa de cerimônia e proferiu palestra. A programação segue até a sexta-feira, 23.
Texto: Ana Carolina Pimenta - Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos Karol Khaled
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária