Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Seminário aborda desafios da pesquisa na nossa região

Discutir os desafios da produção científica nas Regiões Norte e Nordeste do Brasil. Esse  é o principal objetivo do Seminário “A pesquisa e a pós-graduação no Norte e Nordeste do Brasil: limites e fronteiras”, ministrado pela professora Nadia Hage Fialho. O evento é uma realização do Programa Pós-Graduação em Educação (PPGED/ICED) da UFPA e acontece no dia 18 de maio, a partir das 9 horas, no auditório do Instituto de Ciências da Educação (ICED).

 


Segundo dados do CNPq, as duas regiões somaram, em 2009, 22% da produção científica nacional, sendo que o Norte representa somente 5% desse total. Já a Região Sudeste possui sozinha 50%. O seminário aborda, justamente, tais discrepâncias e busca debater os principais obstáculos da pesquisa nas regiões, tais como a falta de infraestrutura nas instituições de ensino e pesquisa,  a carência de investimentos e a dificuldade em atrair e fixar doutores, principalmente, na Amazônia.

 


Nádia Hage Fialho é pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Atua na área de articulação entre o ensino superior e o ensino básico, com ênfase em Gestão Universitária.  

 

O colóquio destina-se a estudantes de pós-graduação, mas será aberto para todos os interessados.

 

Serviço:
Seminário “A pesquisa e a pós-graduação no Norte e Nordeste do
Brasil: limites e fronteiras”
Local: Auditório do Instituto de Ciências da Educação/ICED
Data: 18/5/2010
Hora: 9h


Texto: Dilermando Gadelha – Assesoria de Comunicação da UFPA

Publicado em: 17.05.2010 09:00