Encontros mostram avanços da Ciência e Tecnologia no Pará
Entre os dias 19 e 21 de maio, no Hangar - Centro de Convenções da Amazônia , acontecem dois importantes eventos que reunirão pesquisadores, poder público, empresários, inventores e sociedade em geral para debater os avanços na área de Ciência, Inovação e Tecnologia (CIT) no Pará. A programação do I Encontro Paraense de Inovação e Tecnologia (EPIT) e do IV Encontro da Rede Amazônica de Incubadoras de Empresas envolve palestras, minicursos, workshops e ainda uma visita ao Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá (PCT-Guamá). O EPIT é uma iniciativa da UFPA e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (SEDECT).
A diretora da Agência de Inovação Tecnológica da UFPA, Gisa Bassalo, explica que para o surgimento de um ambiente inovador contribuem vários agentes, como os governos, em suas várias esferas da administração; o setor empresarial e o setor que produz conhecimento, como institutos de pesquisa, universidades e inventores. “Durante o EPIT, vamos demonstrar a contribuição de cada um destes atores para o ambiente inovador, as formas de relacionamento entre eles e ainda demonstrar como essas parcerias e ações se refletem em resultados práticos. O objetivo do Encontro é contribuir para a estruturação deste ambiente inovador”.
Para a pesquisadora da UFPA, uma das principais características do evento é a oportunidade de divulgar para a sociedade as diversas iniciativas que buscam a inovação para quebrar um pouco o tabu de que iniciativas de Ciências, Inovação e Tecnologia são futurísticas ou que não estão relacionadas ao seu cotidiano. No Encontro, as pessoas terão oportunidades de vivenciar as experiências reais, as aplicações e os resultados desta inovação, que são novos produtos e serviços disponíveis para a sociedade ou antigos produtos e serviços que foram aperfeiçoados.
No dia 21 de maio, haverá uma visita monitorada ao Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá, um importante espaço de inovação que reúne iniciativas de governos, pesquisadores e empresários. “Para quem só ouviu falar e não sabe muito bem como é o Parque, esta é uma forma de disseminar a importância de sua criação, porque os PCTs são uma estratégia muito eficiente em um modelo de desenvolvimento baseado no conhecimento”.
INCUBADORAS - A programação também faz parte do IV Encontro da Rede Amazônica de Incubadoras de Empresas, promovido pela Rede Amazônica em prol do Empreendedorismo e Inovação (RAMI), que busca, desde o ano 2000, apoiar, dar condições e consolidar a implantação de ambientes de inovação na região amazônica, especificamente nos Estados da Região Norte. “Por compartilharem objetivos comuns, os dois encontros foram reunidos em um só evento, sendo que a RAMI vai apresentar os mecanismos que contribuem para os ambientes inovadores, como os PCTs, e casos bem sucedidos de empresas incubadas.
Serviço:
I Encontro Paraense de Inovação e Tecnologia e IV Encontro da Rede Amazônica de Incubadoras de Empresas
Período: 19 a 21 de maio de 2010
Local: Hangar - Centro de Convenções da Amazônia
Informações : www.epitpara.com/2010/
Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária