Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Seminário discute qualidade de energia elétrica

Seminário discute qualidade de energia elétrica em Belém

 O conceito técnico de qualidade de energia elétrica relaciona a qualidade das grandezas elétricas (freqüência e tensão) à energia. No entanto, quando pensado no contexto social, o conceito de qualidade de energia expande-se. O uso eficiente da energia elétrica, seus meios alternativos de geração, a legislação relacionada a esse produto, o mercado e responsabilidade social na distribuição da energia, entre outras abordagens, estão em pauta no VI Seminário Brasileiro sobre Qualidade da Energia Elétrica. Organizado pela UFPA, através do Núcleo de Energia, Sistemas e Comunicação (Nesc), o evento é o principal fórum nacional de discussão sobre o tema e acontece pela primeira vez na região Norte.
O VI SBQEE agrega os principais atores sociais relacionados à qualidade da energia. Os consumidores (usuários de energia), as concessionárias (que está vendendo a energia), a indústria (que fabrica equipamentos para serem usados com essa energia) e o governo (que fiscaliza o mercado, criando normas de regulamentação).
Estudantes, pesquisadores e profissionais participarão de mini-cursos, visitas técnicas (Albrás e Hidrelétrica de Tucuruí), apresentações de pesquisas, além de uma exposição paralela de produtos e serviços de empresas  relacionadas ao tema do seminário.
Serão abordados também processos alternativos de geração de energia com custo compatível, como é o caso da energia eólica. Outro processo alternativo em pauta será o da co-geração industrial, que é o aproveitamento de calor excedente de processos industriais que pode ser usado para a geração de energia elétrica.
Entre as plenárias do evento, será discutida a questão das responsabilidades associadas à qualidade da energia elétrica. Segundo o coordenador, Ubiratan Holanda, é um debate complexo. Por exemplo, quando um equipamento de uma fábrica queima, questiona-se de quem é a falha. Pode ser falha do equipamento, que não era tolerante àquele processo. Do consumidor, que não tinha instalações adequadas, ou da concessionária, que não forneceu energia de qualidade. “Ainda não estão bem claras as responsabilidades de cada ator social. Essas discussões vão definir melhor a fronteira de cada um nessa relação”, afirma Ubiratan.
O IV SBQEE acontece até o  dia 24 de agosto, na Estação das Docas. Maiores informações no site:  www.visbqee.com.br .

(texto Fabricio Mattos)

Publicado em: 22.08.2005 16:07