Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

UFPA valoriza cultura dos Bairros Guamá e Terra Firme

O Projeto "Guamá e Terra-firme: a morada dos artistas", vinculado ao Programa Luamim: peças interventivas na realidade realiza, na quinta-feira,  27 de maio, o I Encontro de Artistas, Produtores Culturais e Lideranças Comunitárias do Guamá e da Terra Firme. O Programa Luamim atua, há mais de 15 anos, em atividades de pesquisa e extensão nesses bairros. A coordenação do evento é das professoras Alba Regina Duarte e  Heliana Baía, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da UFPA. 


Segundo organizadores, a importância do evento consiste em evidenciar uma produção artístico-cultural que é obscura para grande parte da população. Os bairros Guamá e Terra Firme, que juntos somam cerca de 230 mil habitantes, não aparecem na mídia pela riqueza de suas manifestações e luta de seus habitantes pela permanência de seus bois-bumbás, cordões de pássaros, escolas de samba, quadrilhas juninas e ladainhas, espaços  de agregação de cultura antiviolência.


O Encontro reunirá representantes de manifestações artísticas, pesquisadores, extensionistas e instituições para troca de conhecimentos sobre a economia da cultura. O evento terá mesas-redondas, que buscam debater as políticas culturais e o patrimônio material e imaterial do Pará. A programação inclui a perfomance da atriz Maria Borges, que interpreta a “Matinta Encantada”, a apresentação do Balé Luamim, a voz e violão do músico Paulo Martins, o Grupo Musical “De Deus e Vivi”, o grupo folclórico “Revolução do Pará” e o Boi-Bumbá “Curumim Tabatinga”.


O evento acontece das 8h às 18h, no Auditório Setorial Básico I e Ginásio de Esportes da UFPA.

 Para ver a programação completa, clique aqui
 

Publicado em: 26.05.2010 13:00