Pesquisas da UFPA podem ser um bom negócio
Atrair “Bons ventos para os negócios na Amazônia”. Esse é o objetivo da Feira do Empreendedor 2010, que acontece de 26 a 30 de maio, no Hangar – Centro de Convenções da Amazônia. A UFPA, como uma das maiores instituições de pesquisa, extensão e inovação tecnológica, não poderia deixar de participar. Até o próximo domingo, oito projetos da Universidade estão expostos na Feira, incluindo as oportunidades ligadas ao Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá, um espaço de inovação que unirá empresários, instituições de pesquisa e poder público.
Empresas ligadas ao Programa de Incubação de Empresas de Base Tecnológica da UFPA (PIEBT) apresentam soluções, produtos e serviços inovadores como um novo sistema de sinalização para elevadores e guinchos em obras que utilizam menos cabos e consomem menos energia; dispositivos adaptativos para pessoas com deficiência motora, os quais facilitam a interação de portadores de necessidades educativas especiais com computadores, brinquedos e outras pessoas; e, ainda, insumos para a construção civil, como lajotas, pastilhas e tijolos, que utilizam material reciclado, especialmente garrafas PET, como matéria-prima.
O Instituto de Tecnologia da UFPA também expõe seus projetos. Os novos elementos pré-moldados de concreto, desenvolvidos na Faculdade de Engenharia Civil, reaproveitam rejeitos da indústria mineral no Pará e, aliados a uma nova metodologia de montagem, diminuem o consumo de madeira durante a execução da obra. Já o Grupo de Pesquisa Energia, Biomassa e Meio Ambiente, da Faculdade de Engenharia Mecânica da UFPA, apresenta o Combustor Ciclônico, a Caldeira Ciclônica de Parede D’água e um Sistema de Filtragem de Água.
O Combustor Ciclônico é um sistema eficiente e barato de descartar a serragem oriunda da indústria madeireira, sem produzir monóxido de carbono (CO) e com pouca produção de fuligem, contribuindo para a diminuição da poluição atmosférica. A Caldeira Ciclônica utiliza rejeitos da indústria de exploração de madeira, como galhos, serragens e pós, queimando-os completamente e convertendo esta energia em vapor. O vapor pode ser utilizado pela empresa para a geração de energia elétrica. O sistema de filtragem de água purifica águas de cisternas, lagos, poços, rios e barragens, livrando-as de impurezas e bactérias nocivas ao organismo humano. Cada equipamento pode abastecer de água potável até 120 famílias.
Todos os equipamentos expostos estão prontos para comercialização e podem ser adquiridos por empresários, associações comunitárias, prefeituras e pessoas em geral. “É a comprovação de que as pesquisas podem, sim, sair da Universidade e tornarem-se novos produtos e serviços à disposição da sociedade”, acredita Manoel Nogueira, pesquisador de Engenharia Mecânica da UFPA.
FEIRA: Durante os cinco dias do evento, a Feira do Empreendedor, promovida pelo SEBRAE (Serviços de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), oferta dezenas de cursos, palestras, workshops, oficinas e conta com 244 expositores de produtos e serviços. A expectativa é que 22 mil visitantes participem do evento que, ao longo da programação, deve movimentar um volume de negócios superior a 1,7 milhões de reais. A inscrição é gratuita e pode ser feita no local ou pela internet.
Leia também:
Engenharia propõe casa ecológica
SERVIÇO:
Feira do Empreendedor
Período: 26 a 30 de maio
Local: Hangar – Centro de Convenções da Amazônia
Horário de Funcionamento: 16 às 22 horas
Inscrições e informações: www.feiradoempreendedorpa.com.br
Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária