Estudantes escolas públicas manifestam apoio à decisão do Consep

Dezenas de estudantes de escolas públicas do estado, acompanhados de representantes da UNE e do  Centro de Defesa do Negro no Pará (Cedenpa)  fizeram manifestação  de apoio a decisão do Conselho Superior de Ensino e Pesquisa da UFPA, que  decidiu implantar o sistema de cotas para alunos da escola pública e negros no Processo Seletivo Seriado 2006.    Durante reunião com a  reitora em exercício Marlene Freitas, os estudantes e  a  coordenadora do CEDENPA  Nilma Bentes manifestaram-se  preocupados com a pressão exercida  pelos professores e estudantes das escolas particulares e cursos pré-vestibulares,   que demonstraram em passeata realizada na semana passada, serem contrários  ao percentual estabelecido.   A reitora afirmou que não recebeu oficialmente nenhuma pedido para  rever a decisão do Conselho.  Marlene explicou aos   estudantes que a proposta das cotas não é uma decisão isolada nem repentina, mas que  vem sendo pensada no conjunto de ações afirmativas para reduzir as desigualdades sociais no país. A decisão do Consep estabelece que  50% das vagas em cada curso serão reservadas para alunos que fizeram o ensino médio em escolas públicas. Além disso,  40% dessas vagas, ou seja, 20% do total oferecido, ficarão para estudantes que se autodeclararem negros e que queiram participar do programa de cotas.

Assessoria de Imprensa da UFPA

Publicado em: 26.08.2005 11:36