Quarta Cultural vem em ritmo junino
“Chora matraca, pandeiro, soluça forte, tambor...”. Chegou o mês de junho. O Projeto Quarta Cultural da Universidade Federal do Pará vai fechar a quadra junina na Instituição conforme manda o figurino. A programação, marcada para o dia 30 de junho, contará com quadrilhas, barraquinhas de comidas típicas, cortejo de percussionistas, oficina de percussão e ritmos regionais, e, inclusive, está com inscrições abertas.
Os interessados em participar podem se inscrever gratuitamente pelo e-mail decproex@ufpa.br. A oficina será ministrada por Nego Ray, instrutor de percussão do Espaço Cultural Coisas de Negro, que funciona em Icoaraci. As aulas ocorrerão no período de 21 a 29 de junho, das 9h às 11h, no Campus Guamá. Os alunos também aprenderão a construir instrumentos a partir de resíduos sólidos. A oficina será aberta a toda a comunidade.
Segundo a produtora cultural da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), Luciane Bessa, a ideia da oficina surgiu da integração do Projeto Quartas Culturais com o Projeto Carimbó.Net, do espaço Cultural Coisas de Negro, o qual recentemente se tornou, também, projeto de extensão da UFPA coordenado por Luciane. A iniciativa tem como objetivo valorizar a cultura local e fomentar a divulgação dos ritmos paraenses por meio da Internet.
Na Quarta Cultural do dia 30, o cortejo de percussionistas será protagonizado pelos alunos da oficina. As aulas de Nego Ray incluirão os ensaios para o evento. Além disso, o dia será marcado por apresentações de quadrilhas, coreografia de forró, culminando com o show do Arraial do Pavulagem.
A Quarta Cultural do mês de junho é uma parceria entre a Proex, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoal (Progep), por meio da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida do Servidor, e a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg). A coreografia de forró, inclusive, será apresentada pelos servidores da UFPA que participam da oficina de dança de salão promovida pela Progep. As apresentações ocorrerão em um palco que será armado no estacionamento do Complexo Vadião, localizado no Campus Básico da Cidade Universitária.
Homenagem - O evento também será oportunidade para homenagear o músico percussionista Nazareno Silva, então integrante do Arraial do Pavulagem, que faleceu de forma repentina no ano passado, com um infarto fulminante. Os versos “Chora matraca, pandeiro, soluça forte, tambor” fazem parte da composição “Três Décimas de Adeus para Nazareno Silva”, de autoria do poeta Antônio Juraci Siqueira. Clique aqui e confira a programação completa.
Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária