Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Projeto da UFPA contra o HIV é selecionado em Edital

O Laboratório de Planejamento e Desenvolvimento de Fármacos da Universidade Federal do Pará foi um dos quatro selecionados no Edital nº 045/2009, referente ao Programa de Apoio à Cooperação Científica e Tecnológica Trilateral entre Índia, Brasil e África do Sul – IBAS, que tem por objetivo apoiar atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação. O projeto, coordenado pelo professor Cláudio Nahum Alves, aborda o desenvolvimento de novos fármacos contra o Vírus da Imunodeficiência Adquirida, o HIV.

 

O IBAS tem como objetivo principal financiar o intercâmbio na área da educação superior para aproximar os pesquisadores que desenvolvem projetos de cooperação conjunta. Segundo o professor Cláudio Nahum Alves, alunos de Pós-Graduação em Biologia, Química e Farmácia que participam do projeto terão a oportunidade de viajar para a Índia para aprender novas técnicas e se aperfeiçoar, trazendo o conhecimento adquirido para o Laboratório de Planejamento e Desenvolvimento de Fármacos, da UFPA. O projeto começa no próximo semestre e cerca de R$ 150.000 serão liberados.

 

O projeto contemplado foi apenas um dos tantos desenvolvidos diariamente no Laboratório. Esse projeto trata da utilização de técnicas da química computacional no planejamento racional de novas substâncias potencialmente ativas contra o HIV. Um diferencial é a pesquisa com plantas da nossa região. “Como o nosso forte é o planejamento e conhecemos algumas substâncias naturais, nós analisamos, por meio de técnicas de química computacional, que propriedades a planta poderá ter contra HIV. Das 500 que nós já temos isoladas, cerca de 10 ou 15 têm potencial inibidor da Protease, uma das enzimas responsáveis pela replicação viral.”, explica o coordenador do Laboratório, o qual acredita que, em breve, já terão grandes avanços nas pesquisas.

 

Além do Edital do IBAS, o projeto também renovou sua parceria com a Universidade de Valência, na Espanha. A parceria, existente desde 2004, é na área de simulação computacional de biomoléculas. Ele possibilitou inúmeras pesquisas que resultaram em mais de 10 artigos publicados em revistas científicas. Quatro alunos de doutorado puderam viajar e realizar intercâmbio de um ano e dois professores fizeram seu pós-doutorado. A UFPA também ganha com recursos físicos: uma linha computacional de biomoléculas foi conquistada.


Moenah Castro – Assessoria de Comunicação da UFPA

Publicado em: 18.06.2010 14:00