UFPA recebe comissão da Universidade do Estado de Michigan
Uma comissão de professores da University of Michigan (MSU) participa de uma série de reuniões e visitas às unidades acadêmicas da UFPA até a próxima sexta feira, dia 25 de junho. O objetivo é articular entre as duas instituições parcerias para pesquisa e mobilidade docente e discente em áreas como saúde e meio ambiente. A Pró-Reitoria de Relações Internacionais da UFPA (PROINTER) convida os pesquisadores da Federal Paraense a participarem das ações.
Entre os integrantes da comissão, está o professor Kim Welcox, diretor da Reitoria da universidade americana e idealizador do projeto de relações internacionais da instituição. “A UFPA e a MSU possuem muitas similaridades. Ambas são universidades públicas que almejam ampliar sua atuação, nacional e internacionalmente, com atividades voltadas para a produção do conhecimento, de ciência e de tecnologias comprometidas com o desenvolvimento sustentável das comunidades locais. Por isso um acordo de cooperação entre ambas é estratégico”.
“A parceria é importante para a intensificação de nossas relações internacionais. A Universidade do Estado de Michigan possui amplo interesse em estabelecer acordos efetivos e próximos em diversas áreas”, conta Flávio Nassar, pró-reitor de Relações Internacionais da UFPA. A PROINTER convida a todos os pesquisadores da Universidade para manifestarem seu interesse em participar do acordo.
Para fazer parte da cooperação em ensino, pesquisa e mobilidade docente e discente, os pesquisadores da UFPA devem enviar para o e-mail leilassef@ufpa.br um resumo com suas áreas de interesse de pesquisa escrito em português ou, preferencialmente, em inglês e, ainda, o link para o seu Currículo Lattes ou para o Diretório do Grupo de Pesquisa e sites institucionais. Até o momento, 97 professores já responderam ao convite e um workshop para reunir os interessados de ambos os países deverá ser negociado no decorrer da visita.
Na manhã desta terça-feira, dia 22 de junho, a comissão conversou com os professores Horácio Schneider, vice-reitor; Emmanuel Tourinho, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação; e Flávio Nassar, da PROINTER. Durante esta semana, os pesquisadores de Michigan conhecerão o Núcleo de Medicina Tropical (NMT), os Hospitais Universitários João de Barros Barreto e Bettina Ferro de Souza, o Núcleo de Meio Ambiente (NUMA), o Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), o Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) e o Instituto de Geociências (IG).
Na quinta-feira, dia 24 de junho, dirigentes e pesquisadores da UFPA serão anfitriões dos professores americanos em um passeio pela orla da cidade. O evento busca proporcionar um momento informal de troca de experiências e interesses entre os pesquisadores. “Professores interessados em participar podem procurar a PROINTER para negociar seu ingresso na cooperação e no passeio, condicionado ao limite de vagas”, explica o pró-reitor.
Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Karol Khaled
Leia Mais:
UFPA busca convênio com universidade americana
UFPA estabelece cooperação com Universidade de Michigan (EUA)
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária