UFPA sedia 2º Fórum de Reitores
Entre os dias 23 e 24 de junho, Belém sediará o 2º Fórum de Reitores das Instituições Federais de Ensino Superior do Norte do País. O evento, que terá a Universidade Federal do Pará (UFPA) como anfitriã, abordará questões relativas à Extensão e Inovação Tecnológica e reunirá os gestores de quatorze instituições.
"Vamos tratar de temas comuns às universidades da região. É uma reunião de trabalho, quando discutimos encaminhamento de soluções conjuntas e tratamos também de temas específicos”, explica o reitor da UFPA, Carlos Maneschy, ressaltando que o fórum “tem a característica de tentar resolver problemas de forma cooperativa” e destacando como exemplo a questão da qualificação de docentes e servidores. Atualmente, apenas 2,5% do total de cursos de doutorado no Brasil se encontram na região amazônica.
“Esse é um ponto fundamental e é preciso que as universidades se articulem em rede para dar conta disso, por exemplo, trazendo doutorados interinstitucionais para uma universidade sede, que pode receber instituições associadas. Inclusive, é o caso dos doutorados interinstitucionais de Clínica Médica e de Oncologia, que começam no segundo semestre, com sede em Belém, recebendo também docentes do Amapá”, completa.
Juntas, as instituições também buscam cooperação em projetos de pesquisa na região. O encontro em Belém pretende sistematizar o movimento de articulação entre as instituições do Norte do País.
Na abertura, às 9 horas, no dia 23, estará presente o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior (Andifes), Edward Madureira Brasil, reitor da Universidade Federal de Goiás, o qual vai proferir a palestra “Momento atual e os Desafios das IFES para os próximos anos”. A conferência de abertura será para convidados, incluindo autoridades do governo do Estado do Pará, dos institutos de pesquisa, representantes de setor produtivo, membros da Associação dos Amigos da Universidade e representantes do Protocolo de Integração das Instituições de Ensino do Pará, formado pela UFPA, Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Universidade do Estado do Pará (Uepa), Centro Universitário do Pará (Cesupa), Universidade da Amazônia (Unama) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA).
A abertura ocorrerá no Centro de Eventos da UFPA, ao lado do prédio da Reitoria, no Campus do Guamá. Depois, somente os participantes do Fórum reúnem-se até o dia 24, quando o encerramento será marcado pela assinatura da Carta Belém, com as deliberações tomadas pelos membros do Fórum.
Início – O I Fórum de Reitores das Instituições Federais de Ensino Superior do Norte aconteceu nos dias 5 e 6 de novembro de 2009, na Universidade Federal do Amazonas, com o objetivo de criar um novo modelo de fomento para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia na região amazônica, que permita a diminuição das “assimetrias regionais e promova a formação de novos grupos de pesquisa e ensino na Região Norte, consolidando sua articulação com os grupos existentes, integrando-os definitivamente entre si e com outros de diferentes regiões do País” (Carta Manaus, 2009). A atual presidente do fórum é a reitora da Universidade Federal do Amazonas, Márcia Perales Mendes da Silva.
Texto: Ana Danin - Assessoria de Comunicação da UFPA
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária