Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Reitor da UFPA discute parceria com Universidade de Michigan

O reitor Carlos Maneschy e o pró-reitor de Relações Internacionais da Universidade Federal do Pará, Flávio Nassar, receberam, na tarde desta quarta-feira, dia 23, a visita do reitor da Universidade de Michigan (Estados Unidos), Kin Wilcox, e alguns de seus pró-reitores, que participam de uma série de atividades em Belém até a próxima sexta-feira, 25 de junho. A finalidade é acertar os detalhes para a formalização de um acordo de cooperação internacional entre as duas instituições.


A comissão estrangeira contou também com os professores Sherman Garnett, diretor do Instituto de Políticas Públicas da Universidade de Michigan; Reza Nassiri, diretor do Instituto de Saúde; e Cynthia Simmons, coordenadora de Relações Internacionais da universidade estadunidense e pesquisadora na área de Geografia. Dois desses profissionais, inclusive, já são integrantes de um projeto de pesquisa realizado na UFPA, o qual investiga o “Fogo acidental na Amazônia: o papel do capital social”, coordenado pelo Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA/UFPA), por meio da professora Larissa Chermont, da Faculdade de Economia. A professora Larissa tem acompanhado o grupo durante a visita em Belém.


O primeiro contato da Universidade de Michigan com a UFPA foi feito pela professora Cynthia Simmons, que esteve na capital paraense em março de 2010.  A presença do reitor e dos pró-reitores da Universidade de Michigan busca, agora, institucionalizar a colaboração integral entre as instituições e formalizar uma agenda de atividades que privilegiem o intercâmbio de pesquisadores, alunos e projetos entre Michigan e a Amazônia. A ideia é operacionalizar esse intercâmbio por meio da criação de grupos interdisciplinares de pesquisa e a promoção de workshops tanto no Brasil, quanto nos Estados Unidos, a fim de garantir a troca intensiva de conhecimento entre os parceiros. Ao todo, 97 professores da Federal Paraense já demonstraram interesse em participar da mobilidade.


Após essa visita, o reitor Carlos Maneschy também deverá, em breve, visitar a Universidade de Michigan. Durante a reunião no gabinete da Reitoria da UFPA, os reitores das duas instituições destacaram pontos em comum entre as universidades, como o fato de ambas serem estatais e sustentarem o compromisso com a pesquisa aplicada na área do desenvolvimento econômico e tecnológico, da saúde e da gestão territorial, permeada pela preocupação socioambiental.


Passeio - A expectativa é que a cooperação internacional entre Estados Unidos e Amazônia tragam fortalecimento ao ensino, pesquisa e extensão na UFPA. Para celebrar essa oportunidade, na manhã desta quinta-feira, dia 24, dirigentes e pesquisadores da UFPA foram anfitriões dos professores americanos em um passeio pela orla da cidade. O evento buscou proporcionar um momento informal de troca de experiências e interesses entre os pesquisadores.

Serviço:

Para fazer parte da cooperação em ensino, pesquisa e mobilidade docente e discente, os pesquisadores da UFPA devem enviar para o e-mail leilassef@ufpa.br um resumo com suas áreas de interesse de pesquisa escrito em português ou, preferencialmente, em inglês e, ainda, o link para o seu Currículo Lattes ou para o Diretório do Grupo de Pesquisa e sites institucionais.


Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA

Publicado em: 24.06.2010 10:00