Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

UFPA assina convênio para estudos na área da Física

Na última quarta-feira, 23 de junho, representantes do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e da Universidade Federal do Pará (UFPA) assinaram um convênio de cooperação acadêmico-científica. Estiveram presentes ao CBPF o vice-reitor da UFPA, Horácio Schneider, e o diretor do CBPF, Ricardo Galvão, além dos coordenadores dos Programas de Pós-Graduação das duas instituições, Luís Carlos Bassalo Crispino, da UFPA, e Ivan Oliveira, do CBPF.

 

O convênio de cooperação firmado entre as duas instituições vai permitir estabelecer um programa conjunto para desenvolvimento de projetos de pesquisa comuns que possam fortalecer as atividades em Física Experimental e Teórica na UFPA, além de consolidar o Programa de Doutorado na Universidade.


A iniciativa - surgida de uma conversa entre o diretor do CBPF, Ricardo Galvão, e o professor da UFPA Luís Carlos Bassalo Crispino e inserida num amplo programa para o desenvolvimento científico da Amazônia, resultou numa proposta levada à governadora do Estado do Pará, Ana Júlia Carepa, que, com o reitor da Universidade, Carlos Maneschy, apoiou o projeto de aproximação entre as duas instituições. Para Ricardo Galvão, a ideia é que a subunidade do Pará possa ancorar projetos em áreas de ponta, sobretudo aqueles relacionados a materiais avançados e à nanotecnologia. "Eventualmente, a unidade do Pará poderia estimular, também, estudos em colaboração com a mineradora Vale, que criou o Instituto Tecnológico Vale (ITV) e está em processo de instalação de centros de pesquisa em Belém (PA), Belo Horizonte (MG) e São José dos Campos (SP). Grande parte das operações da Vale está concentrada no Pará", lembra Galvão.

 

O Grupo de Trabalho instalado nesta quarta e integrado por Mucio Continentino, Rubem Sommer e Alexandre Mello - todos do CBPF - além do representante do MCT, Glauter Pinto Souza, terá que analisar as condições necessárias para a implantação da subunidade e para a execução das atividades do plano de trabalho definido entre as partes,incluindo dimensionamento de pessoal e das instalações. A conclusão dos trabalhos é aguardada para daqui a 30 dias.

 

Presentes também na reunião desta quarta, o diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Pará (FAPESPA), Sanclayton Geraldo Carneiro Moreira, e o representante da Secretaria de Coordenação das Unidades de Pesquisa do MCT (SCUP/MCT), Glauter Pinto Souza, acompanharam a instalação do Grupo de Trabalho indicado pelo Ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, para avaliar as condições de criação de uma subunidade do CBPF no Pará.

 

Texto: Dayse Lima - Núcleo de Comunicação Social do CBPF

 

Publicado em: 28.06.2010 11:00