Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Concerto em homenagem ao Cavaillé-Coll

Na quinta-feira, 1° de julho, ocorrerá o recital intitulado "Concerto em homenagem ao Cavaillé-Coll". O evento será na Catedral Metropolitana de Belém e seu nome remete ao construtor Aristide Cavaillé-Coll, que construiu o órgão da Catedral, entre muitos outros órgãos espalhados pelo Brasil. O concerto tem o intuito de ser a culminância do Curso de Órgão ocorrido na Sé, neste primeiro semestre, de iniciativa da Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Projeto de Extensão Música na Catedral. A iniciativa também busca divulgar este instrumento, tão importante para a história de Belém, e que sempre precisa de cuidados e manutenções, portanto, de apoio da cidade.

 

O Projeto Música na Catedral nasceu de uma parceria entre a Escola de Música da UFPA (EMUFPA) e a Catedral Metropolitana de Belém, cujo padre responsável tinha a intenção de organizar recitais no local, às quintas-feiras, para intensificar o movimento cultural na Catedral e na Cidade Velha. Segundo o coordenador do Projeto, professor André Alves Gaby, o Projeto busca não só produzir os recitais, que acontecem numa quinta de cada mês, mas também pesquisar sobre a Igreja e o seu órgão, o Cavaille-Coll.

 

Órgão Cavaillé-Coll - Inaugurado, em primeira audição, no dia 9 de setembro de 1882 por dois organeiros e organistas franceses, Veerckamp e Moor, funcionou durante quase 70 anos. O rei dos instrumentos foi comprado ao preço de 15 contos de réis por D. Antônio de Macedo Costa. A inauguração presidida pelo então bispo do Pará D. Antônio de Macedo Costa, teve caráter solene. Foram convidadas as mais graduadas autoridades do Império. O Órgão Cavaillé-Coll da Catedral, instalado no coro, mede 8m de altura por 5,5m de largura e 3,5m de profundidade. E possui 25 mil peças para funcionar dois manuais e pedaleira.


O Grande Órgão ficou parado por 45 anos e ameaçava desabar. Em 1995, iniciou-se uma forte campanha em toda a cidade de Belém que perdurou o ano inteiro. A restauração aconteceu na França, por sugestão do então organista de Notre Dame de Paris. A Firma Theo Haerpfer de Boulay-França foi escolhida. A reinauguração, com a presença de autoridades, deu-se a 14 de junho de 1996, festa do Sagrado Coração de Jesus, sob a presidência de D. Vicente Joaquim Zico, arcebispo metropolitano. O órgão da Sé de Belém é o maior CAVAILLÉ-COLL da América Latina. A cidade de Belém viveu dias esplendorosos de cultura, por ocasião da reinauguração do Grande Órgão de Tubos Cavaillé-Coll, construído pelo maior organeiro do mundo, do século passado, Aristide Cavaillé-Coll. Os organistas da reinauguração foram Hans Bönish (alemão) e Paulo José Campos de Melo (paraense). A cidade de Belém, o Estado do Pará e o Brasil podem orgulhar-se da reinauguração proclamada como a RESTAURAÇÃO DO SÉCULO.

Serviço:
Concerto em Homenagem ao Cavaille-coll
Concerto de Encerramento do Curso de Extensão da EMUFPA: Curso Livre de Orgão. Ministrado pelo professor Guido Oddenino (diplomado em órgão no Conservatório Giuseppe Verdi em Turim.). Com participação especial do professor Paulo José Campos de Melo, organista titular da Catedral Metropolitana de Belém e Schola Cantorum da Sé.

Dia: 01/07/2010
Hora: 19:30
Local: Catedral Metropolitana de Belém

Leia também: Música na Catedral atrai fiéis.

 

Texto: Divulgação "Música na Catedral"

Foto: Alexandre Moraes

Publicado em: 01.07.2010 06:00