Unitrabalho realiza encontro com foco em trabalho e inclusão social

A Rede Interuniversitária de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho (Unitrabalho), presidida pelo reitor Amaro Lins, da Universidade Federal de Pernambuco, promove a partir de hoje, 31, até o dia 2 de setembro, em Maringá/PR, o IX Encontro Regional Sul da Unitrabalho. O tema central deste ano é “Trabalho, Educação, Inclusão e Tecnologias Sociais”.

A abertura do evento será às 9h, seguida de uma palestra com o professor convidado Dr. José Luis Coraggio, da Universidad de Buenos Aires. Na seqüência, grupos de trabalho temáticos se reúnem para discutir temas como “Cadeias Produtivas Solidárias e Arranjos Produtivos” e “Trabalho Cooperativo e Desenvolvimento Econômico”.

No dia 1º., o Secretário da Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social (MCT), Rodrigo Rollemberg, fará uma exposição sobre “Educação e Popularização das Tecnologias Sociais”.

Na sexta-feira, 02, o assunto em debate será “Inclusão Social”, com a palestra da Profa. Marcia Helena Carvalho Lopez,  secretária Executiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS/UEL).

Durante os três dias de Encontro, participarão professores de várias instituições de ensino superior públicas, que debaterão assuntos relacionados ao tema central do evento.
A programação completa está na página: http://www.unitrabalho.uem.br/index.htm .

Unitrabalho

A Unitrabalho foi criada em 1996, por iniciativa de alguns reitores que constataram a necessidade de promover o acesso dos trabalhadores - que subsidiam o funcionamento das universidades - à produção acadêmica, estimulando a melhoria das suas condições de vida e trabalho.

Atualmente, a Unitrabalho congrega 92 instituições de ensino superior públicas e confessionais, entre elas a UFPA, que estão envolvidas em projetos, integrando atividades de ensino, pesquisa e extensão, por meio de núcleos multidisciplinares.

Desenvolvidos juntos ao Ministério do Trabalho, os projetos têm contribuído para apoiar a formação de profissionais em todo o território brasileiro.

Publicado em: 31.08.2005 11:59