Farmácia-Escola oferece qualidade e baixos custos
Farmácia, para a maioria das pessoas, é sinônimo de gastos consideráveis com medicamento. Contudo, mesmo estando neste ramo, a Farmácia-Escola da Universidade Federal do Pará (UFPA) é uma exceção por oferecer, há 30 anos, à comunidade produtos de alta qualidade, com preços bem abaixo dos praticados no mercado. Além disso, é um campo privilegiado de estágio para os alunos do curso de Farmácia, os quais pesquisam principalmente ervas medicinais em geral e da região amazônica.
Subordinada à Faculdade de Farmácia, ela tem como objetivos a manipulação de medicamentos, fórmulas e cosméticos, buscando novos produtos, além da conscientização da população sobre a importância do profissional dessa área. Mauro Sérgio Marques Alves, farmacêutico coordenador da Farmácia Universitária diz que o mercado para os profissionais dessa área é vasto e promissor. A atuação é uma das mais diversificadas, abrangendo cerca de 70 atividades atualmente, entre elas, as indústrias de alimentos e medicamentos, a farmácia hospitalar, a perícia criminal, o levantamento da área de crimes e as análises clínicas.
De acordo com Mauro Sérgio, a Farmácia Universitária é autossustentável, porque os produtos produzidos pelos alunos, com orientação dos professores, são repassados à população por um preço mais justo, já que, basicamente, no produto final só está o valor da matéria prima. Para se ter uma ideia, os preços variam de R$3,00 (óleo de amêndoas, 30 ml) até o preço máximo de R$22,00 (isoflavona com 60 cápsulas).
Manipulação - Aproximadamente, 50 produtos são comercializados. Entre eles, fórmulas que tratam a pele, xampus, condicionadores, cremes, cápsulas. “Nossos produtos não são de receituários. Não trabalhamos com controlados, são formulações próprias da Farmácia-Escola, muito antigas. Vendemos no balcão, mas sob orientação do farmacêutico para que possa indicar a melhor forma de usar o produto”, explica Mauro Sérgio.
Segundo o coordenador da Farmácia Universitária, ela ficava um pouco isolada do restante da Universidade, mas, a partir da criação do espaço que funciona no Vadião, a clientela aumentou. “Um senhor veio do Benguí atrás de uma formulação. Nossos produtos são de muita qualidade e não visamos ao lucro”, enfatiza Mauro.
A Farmácia-Escola também realiza análises clínicas que são encaminhadas dos Hospitais Barros Barreto e Bettina Ferro, além da Clínica Odontológica, da Santa Casa de Misericórdia do Pará e da Escola de Aplicação.
Serviço: Farmácia Universitária, Campus Universitário do Guamá, Complexo Vadião. Telefones: (91) 3201- 7206 /3201 - 7630/ 3201-8113 / 3201- 7581
Texto: Killzy Lucena – Assessoria de Comunicação da UFPA
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária