Belém sedia Congresso Brasileiro de Estomatologia e Patologia Oral
Belém sediará, de 5 a 8 de julho, o XVIII Congresso Brasileiro de Estomatologia e Patologia Oral, promovido pela Sociedade Brasileira de Estomatologia e Patologia Oral (Sobep), com organização da Universidade Federal do Pará (UFPA). O objetivo do Congresso é atualizar conhecimentos de especialistas em Estomatologia, Patologia Oral, Radiologia Oral e Maxilofacial, Cirurgia Bucomaxilofacial e cirurgiões-dentistas clínicos sobre diagnóstico, patologia oral e maxilofacial. O evento proporcionará aos participantes uma discussão ampla sobre as mais variadas enfermidades da região bucomaxilofacial.
De acordo com o presidente do Congresso e membro do Conselho Fiscal da Sobep, Erick Pedreira, especialista em Estomatologia e doutor em Patologia Bucal, “é fundamental o diagnóstico precoce do câncer de boca, pois quanto mais cedo detectada, maior a chance de cura do paciente”. Estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) aponta que, em 2011, haja 13 mil novos casos de câncer de boca no Brasil, 900 em toda a Região Norte, sendo 450 só no Pará, observou.
Sobre a parceria com a UFPA, o professor explica que outra finalidade do XVIII Congresso Brasileiro de Estomatologia e Patologia Oral é promover a aproximação da comunidade acadêmica com um problema de saúde pública, ou seja, incentivar estudos e pesquisas sobre esse assunto, visando à redução da taxa de ocorrência de câncer de boca na população.
Estomatologia - Segundo Erick Pedreira, é a primeira vez que uma cidade da Região Norte sedia o evento. Ele informou que os principais sintomas do câncer de boca são feridas que não cicatrizam em 15 dias, dificuldade de movimentar o pescoço, nódulos no pescoço, manchas e sangramentos espontâneos. “E os principais fatores de risco são o consumo de álcool e fumo, radiação solar e trauma, porém, todos os fatores, geralmente, estão associados à pré-disposição genética do indivíduo”, alertou o especialista. A Estomatologia é a especialidade da Odontologia responsável pelo diagnóstico e tratamento das doenças da boca e do complexo maxilofacial. Foi regulamentada e reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) em 1992.
Os cursos internacionais serão ministrados pelos professores Sthepen Flinter, da Dental Scholl and Hospital (Irlanda), Edward Odell (Kings College London - Inglaterra) e Andreus Masedunska (NIH-Estados Unidos) e os cursos nacionais pelos professores Albina Altimani, da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas, e Pablo Vargas, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Unicamp.
As informações do XVIII Congresso Brasileiro de Estomatologia e Patologia Oral estão disponíveis no site www.estomatologia.com.br.
Serviço:
XVIII Congresso Brasileiro de Estomatologia e Patologia Oral
Período: de 5 a 8 de julho
Local: Estação das Docas
Texto: Roberta Vilanova – Assessoria de Imprensa do Congresso Brasileiro de Estomatologia e Patologia Oral
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária