Clínica de Psicologia terá serviço de plantão psicológico
Com a missão de formar alunos e prestar serviços gratuitos voltados à prevenção, manutenção e recuperação da saúde psicológica da população, a Clínica de Psicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), a partir do próximo semestre, receberá o serviço de Plantão Psicológico. Trata-se de uma nova modalidade de atendimento clínica-escola das universidades do Estado, a qual será implantada pelo professor Emanuel Meireles, da Faculdade de Psicologia, e um grupo de estagiários. A unidade destina-se a atender pessoas que julguem necessitar de atendimento urgente em Psicologia, já que o serviço não possuirá fila de espera.
Segundo o projeto do atendimento, a prática da Psicologia Clínica vem sofrendo profundas transformações ao longo dos últimos anos. Se, há algum tempo, esta prática estava diretamente associada ao exercício da psicoterapia em consultório privado, com longas sessões e, até mesmo, anos de processo psicoterápico, agora, existem novas tendências. O Plantão Psicológico é uma delas, desenvolvido no Serviço de Aconselhamento Psicológico da USP.
Neste tipo de trabalho, busca-se acolher uma demanda emergencial trazida pelos clientes num serviço de plantão, com dias e horários regulares de funcionamento, à disposição de quem o procurar. “Muitas vezes, a escuta atenta e empática de uma determinada queixa no momento imediato pode servir como um clarificador das necessidades do indivíduo, sem que este precise fazer todo um trabalho de mudança de sua personalidade”, reflete Emanuel.
O projeto funcionará da seguinte maneira: durante dois dias da semana (manhã e tarde), o coordenador do projeto, Emanuel Meireles, e um grupo de aproximadamente 10 estagiários estarão disponíveis, em horários alternados, na Clínica de Psicologia para pronto atendimento. “Este atendimento difere da psicoterapia convencional, porque se propõe a ouvir a pessoa, sem necessariamente fazer um trabalho a longo prazo. Aqueles que julgarem necessitar de um trabalho mais longo serão encaminhados a outros serviços a partir do próprio Plantão Psicológico”, explica o professor.
Ainda segundo o coordenador do projeto, a escuta oferecida pelo serviço se tornará, muitas vezes, suficiente, já que ele deve ocorrer de 1 a 3 vezes, o que dispensará a necessidade de psicoterapia por parte daqueles que procuram o serviço. De acordo com Emanuel, trata-se de uma modalidade em plena expansão no País e ainda não implementada nas universidades do Pará. O projeto contará com a consultoria e a colaboração de dois professores doutores, Virginia Moreira e Georges Daniel Janja Bloc Boris, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza.
Serviço: Telefones (91)3183-1446/1669 e (91) 3201-7669/7446, e-mail: clipsi@ufpa.br
Funcionamento de Segunda a Sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h, no Campus I da Universidade Federal do Pará (UFPA). Mais informações pelos sites http://www.portal.ufpa.br/interna_psicologia.php
Texto: Killzy Lucena – Assessoria de Comunicação da UFPa
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária