UFPA sedia unidade de saúde de servidores
O Ministério do Planejamento e a Universidade Federal do Pará inauguraram, nesta sexta-feira, dia 2 de julho, a unidade paraense do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor público federal (SIASS), sediada na Cidade Universitária José da Silveira Netto, no Guamá. A implantação do novo serviço acontece no dia em que a Universidade celebra 53 anos de existência.
A UFPA é a quinta instituição de ensino superior brasileira a sediar uma unidade do SIASS, uma rede que integra potencialidades e recursos dos diferentes órgãos federais e disponibiliza um sistema nacional de informações sobre a saúde do servidor a fim de traçar ações a partir de dados concretos.
Para João Cauby, pró-reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal da Universidade (PROGEP), a nova política nacional de estado de saúde do servidor cria um novo olhar e uma nova linha de atuação na área de atenção à saúde. “Agradecemos ao Ministério e a todos os órgãos públicos federais integrantes do Grupo de Trabalho do Pará para a implementação da política de atenção à saúde. Este trabalho integrado é que possibilita a continuidade desta proposta”. Segundo o pró-reitor, a unidade atuará não somente no adoecimento, mas também na prevenção. "Cuidaremos dos servidores, dos gestores, de toda a equipe que atua no serviço público federal paraense. Este é o grande objetivo desta unidade”, revela Josefa Quadros, diretora de Saúde e Qualidade de Vida da UFPA.
Sérgio Antônio Martins Carneiro, diretor do Departamento de Saúde, Previdência e Benefício da Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, defendeu a importância das universidades federais no projeto. “As universidades ajudam a organizar estes serviços por meio do apoio aos outros órgãos federais que não possuem a mesma dimensão nos serviços de saúde dos servidores. Precisamos cuidar desses profissionais que são imprescindíveis para a implementação de políticas públicas e na manutenção dos serviços federais”.
“Com a rede, potencializamos nossas competências e expertises. A UFPA lidera a iniciativa por seu papel estratégico como agente de transformação social da região amazônica e sua capilaridade com campi distribuídos em todo o território do Estado”, lembrou o reitor Carlos Maneschy.
Aniversário - O dirigente também parabenizou a comunidade universitária pelo aniversário de 53 anos da Instituição. “Embora seja jovem, comparada a algumas outras organizações, ao longo destes 53 anos, a UFPA se tornou a maior instituição federal de ensino superior da Amazônia, principal agente de mudanças socioeconômicas observadas na região, e já alterou para melhor a vida de muitas pessoas. Cada um que já passou pela Universidade, que ainda está e que ingressará nela é parte desse legado e desta história. Vamos, certamente, continuar nessa trajetória virtuosa”.
Leia mais:
UFPA inaugura Unidade de Atenção à Saúde do Servidor
Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre Moraes
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária