Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

4 mil professores da rede pública iniciam formação em julho

Cerca de 4 mil professores do ensino básico da rede pública trocarão o recesso escolar pela sala de aula, mas, diferentemente do que acontece durante o ano, agora, os próprios professores são os alunos. Por meio da Plataforma Freire/MEC, eles se inscreveram no Parfor/UFPA, Plano Nacional de Formação Docente, cujo objetivo é graduar 40 mil professores paraenses sem formação adequada.  

 

Na segunda-feira, 5 de julho, todas as 112 turmas do Parfor/UFPA estarão em plena atividade em 34 campi da UFPA no Estado. A Universidade oferece 18 cursos de Licenciatura no Parfor, que vão desde os mais tradicionais, como Letras, Matemática e Geografia, aos mais novos, como Música e Teatro. A maioria dos cursos tem duração de quatro anos e acontece no período de recesso escolar, aos finais de semana, e também na modalidade a distância. Ao final do curso, os professores recebem o diploma de curso superior.

 

“Os alunos do Parfor têm os mesmos direitos e deveres de um universitário que entrou na UFPA pelo Vestibular usual. A única diferença é a forma do ingresso: pela Plataforma Freire. Os professores que ministram as aulas são os mesmos, o que garante a qualidade do ensino”, afirma o professor Márcio Nascimento, coordenador Geral do Parfor/UFPA.

 

O coordenador explica, ainda, que, como o Parfor teve início no segundo semestre de 2009, ainda há barreiras a serem superadas, tanto pelos professores/alunos, que precisam abdicar das férias e muitas vezes se deslocar ao Município onde serão realizadas as aulas, quanto pelas Secretarias de Educação dos 143 Municípios do Pará em que o Parfor atua, as quais se comprometeram em dar o suporte necessário no  período de formação de seus professores. “Um plano pretensioso como este, que investe para melhorar a educação justamente na base, precisa do apoio e esforço de todos”, explica o professor.

 

Para mais informações sobre o Parfor, acesse: www.ufpa.br/parfor

Leia também: 4 mil professores da rede pública iniciam formação em julho

 

Texto e foto: Thaís Rezende - Assessoria de Imprensa do Parfor

Publicado em: 05.07.2010 14:00