Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Inst. de Educ. Matemática e Científica tem novo prédio

A Universidade Federal do Pará inaugurou na manhã desta terça-feira, dia 6, as novas instalações do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI). O espaço conta com salas de aula, laboratórios de atividades lúdicas, Ciências Naturais e produção de materiais didáticos, além de gabinetes para professores. Agora, discentes, docentes e técnico-administrativos têm melhores condições de estudos e trabalhos.

 

O IEMCI foi criado em junho de 2009 como desdobramento do antigo Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento da Educação Matemática e Científica (NPADC), da UFPA. O Instituto é composto pela Faculdade de Educação em Ciências, Matemática e Linguagens, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (mestrado e doutorado) e por uma estrutura administrativa com duas coordenadorias e uma biblioteca especializada.

 

De acordo com a diretora do Instituto, Terezinha Valim Oliver Gonçalves, a necessidade de ampliação dos espaços voltados para as atividades de graduação, pós, pesquisas e formação continuada vem desde muito antes da transformação do NPADC em IEMCI. “Só tínhamos duas salas de aula, desde que o Núcleo surgiu, em 1979, e isso era muito pouco para o tamanho do trabalho que desenvolvemos aqui”, explicou. Isso quer dizer que a luta por infraestrutura na área de Ciências e Matemática, na UFPA, vinha ocorrendo há 30 anos.

 

O IEMCI é o primeiro Instituto de universidade pública no Brasil a ofertar um curso de licenciatura que integra o ensino-aprendizagem de Ciências, Matemática e Linguagem. “Agora que contamos com as instalações, a meta é aumentar a nossa produtividade acadêmica com criatividade, inovação e compromisso social”, sintetiza Terezinha Valim. O desafio, daqui para frente, é equipar os espaços com mobiliários e recursos didáticos.

 

A cerimônia de inauguração do Instituto contou com a presença do reitor Carlos Maneschy, pró-reitores, dirigentes, representantes docentes, discentes e técnico-administrativos. Segundo Maneschy, o IEMCI desempenha um papel importante para a sociedade, uma vez que discute, valoriza e responde questionamentos referentes a um tema que é essencial para o Estado do Pará: a qualidade da educação básica. “Precisamos acelerar a melhoria do ensino de Matemática e Ciências na nossa região e isso requer investimentos, como os que aqui foram feitos”, resumiu o reitor.

 

Para mais informações, acesse o site do IEMCI

 

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA

Foto: Alexandre Moraes

Publicado em: 06.07.2010 13:27