Teatro popular é tema de projeto da UFPA
O teatro é uma das muitas manifestações culturais características de um povo. Em Belém, essa arte se manifesta nas várias companhias de atores espalhadas pela cidade e em apresentações como o Auto do Círio, tradicional espetáculo que homenageia a romaria, no mês de outubro. É com o objetivo de levar essa vivência artístico-cultural também para os interiores do Estado que o Programa Multicampiartes, da UFPA, aprovou o Projeto “Teatro Popular – exercícios e experimentação para a rua”.
Segundo o professor Beto Benone, coordenador do Projeto, sua principal finalidade é proporcionar o diálogo entre os artistas e interessados em arte dos municípios do interior do Estado, possibilitando a troca de experiências artísticas entre eles. “Essas trocas simbólicas acontecerão por meio de conversas, durante as quais, cada um fala de suas práticas artísticas, como são realizadas. As práticas serão colocadas ao grupo, que contribuirá para o seu próprio aprimoramento e, consequentemente, para o melhor resultado na encenação”, explica o professor Beto.
As ações do Projeto acontecerão na forma de oficinas e minicursos. Serão abordados temas, como atuação, criação de cenários, figurino, iluminação e sonoplastia, tendo como base dramaturgias de autores nacionalmente conhecidos. Essas dramaturgias serão readaptadas para a realidade dos municípios pelo próprio grupo e, como culminância dos trabalhos, será feita a apresentação pública da peça.
A programação está prevista para ocorrer nos meses de agosto e novembro, em Capanema e Altamira, respectivamente. Os cursos acontecerão nos campi da UFPA nesses municípios, que serão os responsáveis por ceder os materiais técnicos e também por selecionar os participantes. Poderá se inscrever qualquer pessoa que tenha feito a iniciação teatral.
Multicampiartes: É um programa desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão da UFPA (PROEX) e que promove ações de extensão nas áreas da Arte e da Cultura, nos campi da UFPA do interior do Estado. Trabalha com temáticas, como música, teatro, dança, literatura e artes plásticas, incluindo não só docentes como também alunos de graduação nas várias áreas abordadas. O programa existe desde 2004 e já passou por várias modificações e aperfeiçoamentos.
Texto: Dilermando Gadelha – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Wagner Meier
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária