Novos dirigentes do ILC são empossados
Tendo como objetivo fundamental exercer uma gestão transparente, democrática e participativa com a comunidade acadêmica do Instituto de Letras e Comunicação da UFPA (ILC), tomaram posse como os novos dirigentes do Instituto, para o quadriênio 2010 – 2014, os professores Otacílio Amaral Filho - Diretor Geral e Fátima Cristina da Costa Pessoa - Diretora Adjunta. A cerimônia de posse foi realizada nesta quarta-feira, 7 de julho, no auditório do ILC.
A nova direção pretende enfrentar alguns pontos críticos, entre eles: a consolidação da nova estrutura do ILC, com vistas à integração das instâncias administrativa e acadêmica das diferentes subunidades que compõem o Instituto e a integração entre o ILC e a administração superior, de modo que favoreça a resolução dos problemas e uma maior participação nas decisões políticas e administrativas da Universidade.
O objetivo, disse Fátima Pessoa, que atuará como Coordenadora Acadêmica , “é a promoção de mais oportunidades de atividades de pesquisa e extensão, por meio de ações articuladas entre as faculdades e os programas de pós-graduação”. Considerando-se que a Coordenação Acadêmica atuará na sistematização das informações sobre os projetos de pesquisa e extensão, será possível verificar quais as áreas em que são possíveis novas iniciativas na elaboração de novos projetos, além de discutir a implantação de uma agenda cultural e de eventos integrada a outros institutos.
As propostas da nova gestão também prevêem a ampliação e a modernização do espaço físico e do acervo da Biblioteca do ILC, o incentivo à formação continuada para técnicos administrativos e docentes, favorecendo cada vez mais a qualificação dos quadros do ILC e a inserção da modalidade de ensino a distância na estrutura acadêmico-administrativa do ILC, entre outras melhorias.
“Nestes quatro anos de trabalho, queremos criar a condição necessária para a definição de prioridades e para o planejamento de ações capazes de solucionar as dificuldades que retardam o crescimento do ILC. Queremos mudar esta realidade e cumprir o que está previsto no Regimento Interno do Instituto para sistematizar as informações oriundas das diferentes faculdades e dos programas de pós-graduação, a fim de que seja garantida a unidade e a organicidade no funcionamento do ILC”, finalizou Otacílio Amaral.
Sobre os novos dirigentes - Otacílio Amaral Filho é formado em Jornalismo, em Publicidade e Propaganda, em Estudos Sociais pela Universidade Federal do Pará, Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (2002) e Doutor em Ciências pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da UFPA – NAEA (2008). Professor Adjunto IV do Curso de Comunicação da Universidade Federal do Pará, atua na UFPA há 24 anos. Leciona na área de Teoria da Comunicação, Redação, Criação e Produção Publicitária, Comunicação e Cultura Popular, Comunicação e Política e Estudos de Temas Amazônicos.
A Professora Fátima Pessoa é graduada em Letras pela Universidade Federal do Pará. Possui Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Pará (1997) e Doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Professora Adjunto I de Língua Portuguesa, atua em atividades de ensino e pesquisa há 16 anos na Universidade Federal do Pará. Nos anos de 2007 a 2009, coordenou o Curso de Especialização em Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa, ofertado na modalidade a distância. Desde 2008, coordena o Curso de Letras – habilitação em Língua Portuguesa na modalidade a distância.
Texto: Assessoria de Imprensa do ILC
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária