Convênio garante recursos para expansão dos campi de Marabá, Castanhal, Bragança e Santarém. 400 novos alunos serão beneficiados

O Ministério da Educação assinou convênio que garante a expansão da Universidade Federal do Pará nos campi de Marabá, Castanhal, Bragança e Santarém e vai beneficiar cerca de 400 novos estudantes da região. O convênio foi assinado na quarta-feira, 31, pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, pelo secretário de Educação Superior, Nelson Maculan, e pelo reitor da UFPA, Alex Bolonha Fiúza de Mello, em Brasília.
   “O apoio é bem-vindo. A UFPA é grata ao MEC e à sensibilidade que teve”, disse o reitor. Ele destacou que a instituição está contratando professores doutores e mestres. “Não estamos contratando graduados. Queremos aplicar conhecimento em pesquisa”, disse.
   Ao falar do programa de interiorização, Haddad destacou o custo-benefício do projeto e lamentou que ele não tenha sido implantado antes. “É desproporcional o custo em relação ao benefício se formos comparar o volume de investimento com as vantagens que o programa traz para as cidades do interior. Devemos refletir por que projetos dessa natureza não tiveram espaço no orçamento da União há muito mais tempo”, disse o ministro.
   No campus de Marabá foram criados os cursos de sistemas de informação, engenharia de minas e meio ambiente, engenharia de materiais, geologia e agronomia; no de Castanhal, educação física e medicina veterinária; no de Bragança, de engenharia de pesca; e no de Santarém, física ambiental e engenharia de alimentos. A UFPA tem 14 mil alunos matriculados em cursos regulares no interior.(Rede MEC)
Publicado em: 02.09.2005 12:40