Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Instituto de Letras integra projeto aprovado pelo Ministério da Cultura

Promover ciclos de debates acerca das interpretações da Amazônia. Essa é a proposta do Projeto “Amazônidas: paisagens, narrativas e sentidos”, o único da Região Norte aprovado no Edital Cultura e Pensamento, do Ministério da Cultura (MinC) - versão 2010, elaborado pelos professores Josebel Fares (UEPA) – curadora; Paulo Jorge Martins Nunes (UNAMA) e José Guilherme Fernandes (UFPA), ambos curadores associados.

 


Segundo os organizadores, o objetivo é fazer com que toda a sociedade possa entender como a enunciação de transplantação do mito das Amazonas acaba por designar a região e torná-la quase sempre vítima de uma manipulação enunciativa. “O modo como o não-amazônida conceitua e enuncia a região é, por vezes, unilateral, por isso a necessidade de promover ações que ressignifiquem as formas de expor a região a partir das mais diversas narrativas/representações, de diversos lugares de enunciação e experiências históricas”, explicam os pesquisadores. 

 


A ideia do ciclo não se encerra em mesas redondas ou palestras com debates. Acrescentam-se a eles, as reflexões propostas por representações da Amazônia no campo artístico, especialmente nas formas visuais, audiovisuais, cênicas e musicais. A expectativa é promover a integração da produção acadêmica e artística, buscando parcerias para o desenvolvimento da região.

 


Entre os dias 25 e 27 de outubro, será realizado, no Auditório David Mufarrej, da Unama, o primeiro ciclo de debates com o objetivo de promover um espaço de discussão sobre a diversidade cultural amazônica. Além da UFPA, UEPA e UNAMA, o projeto conta também com a colaboração da Universidade Federal do Amazonas e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, por meio do Núcleo de Poéticas da Oralidade, coordenado pela professora Jerusa Pires Ferreira, e de outras IES, como Universidade de Brasília; Universidade de São Paulo e Pontifícia Universidad Católica del Peru.

 

Texto: Ascom do Instituto de Letras e Comunicação – ILC/UFPA

 

 

Publicado em: 22.07.2010 16:12