Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Força-Tarefa quer "Praia Limpa" em Mosqueiro no mês de julho

Com o objetivo de garantir que o uso dos espaços da zona costeira paraense seja sustentável, incentivando o respeito ao meio ambiente, ao patrimônio público, à segurança pública, aos direitos da infância e juventude, aos direitos do consumidor, dentre outros, a Universidade Federal do Pará é parceira do projeto Praia Limpa, iniciativa da Advocacia Geral da União (AGU), que, esse ano, prevê uma ação educativa para levar preservação às praias de Mosqueiro e Bragança.


A meta é atingir empresários, comerciantes, barraqueiros, ambulantes, além, é claro, dos turistas, no sentido de alertar a população para o fato de que latinhas, sacolas, papeis, cascas de coco e garrafas Pet, principais resíduos encontrados na areia depois que a multidão se dispersa, podem demorar meses, anos e até séculos para se decompor no meio ambiente. Mortandade de peixes, poluição dos mangues, assoreamento de rios, prejuízos às condições de balneabilidade de praias... Esses são só alguns dos problemas que podem ser causados pelo lixo que os turistas deixam, em um final de semana durante o verão, nos balneários visitados.


A ação ocorrerá neste fim de semana, de sexta-feira, dia 16, a domingo, dia 18, em Mosqueiro. “Dentro da proposta de conscientização ambiental", o projeto já fez exposições em shoppings, em praças, em escolas, no Batalhão de Polícia Ambiental – BPA, no Museu Emílio Goeldi e iremos fazer nas praças de Mosqueiro e Bragança, em julho”, explica o professor Marcelo Rollnic, da Faculdade de Oceanografia da UFPA, que coordena as atividades representando a Instituição. A Força Tarefa reúne 28 instituições públicas federais, estaduais e municipais e contará com a ajuda de cerca de 60 alunos do curso de Oceanografia do Campus Guamá e da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).


Em Mosqueiro, serão visitadas nove praias. Já em Bragança, a iniciativa ocorrerá de 23 a 25 de julho, em Ajuruteua. Os voluntários distribuirão kits de educação ambiental, com material explicativo sobre questões ambientais ligadas à praia e ao ecossistema costeiro, bem como  recomendações aos veranistas sobre como ajudar na preservação do meio ambiente. A novidade em 2010 é que serão doadas “ecobags” (mochilas produzidas com material ecológico) para as barracas que aderirem ao projeto em ambas as praias, além de prêmios ecologicamente corretos produzidos pela ONG No Olhar,  para comerciantes e veranistas que fizerem o descarte acertado do lixo que produzirem.


Serviço

Em Mosqueiro, de 17 a 18 de julho, a Força-Tarefa de Proteção da Zona Costeira estará em um ponto fixo na  praia do Chapéu Virado, enquanto equipes itinerantes de estudantes visitarão outras nove praias. Em Bragança, de 24 a 25 de julho, as atividades acontecerão na praia de Ajuruteua. À noite em Mosqueiro, teremos atividades na Vila e, em Bragança, na praça principal da cidade.

Publicado em: 15.07.2010 22:54