Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Reunião Brasileira de Antropologia acontece na UFPA

Após 44 anos, a tradicional Reunião Brasileira de Antropologia (RBA) volta a acontecer em Belém, no período de 1 a 4 de agosto, na UFPA. Sua 27ª edição traz como tema “Brasil Plural: Conhecimentos, Saberes Tradicionais e Direitos à Diversidade”, e discute ainda três sub-temas: Pluralismo no Brasil contemporâneo, Conhecimentos e saberes tradicionais e Direitos à diversidade. O objetivo é buscar uma melhor compreensão dos problemas relacionados a esses assuntos e propor reflexões sobre suas implicações para o exercício da cidadania no Brasil.

 

Realizada pela Associação Brasileira de Antropologia (ABA) desde 1953, a RBA agrega várias atividades. Neste ano, o evento trará à Belém mesas redondas, simpósios e fóruns especiais, cursos avançados em teoria e metodologia no trabalho antropológico, mini-cursos, oficinas, lançamentos de livros, mostras e premiações, como o Prêmio Pierre Verger de ensaio fotográfico e vídeo etnográfico e o Prêmio Claude Lévi-Strauss, que seleciona o melhor artigo de recém graduado e o melhor pôster de Iniciação Científica em Antropologia.

 

A conferência de abertura ficará por conta da professora da Universidade de Chicago, Manuela Carneiro da Cunha, com a palestra “Conhecimentos tradicionais e ‘Cultura’”. No segundo dia de evento, o público poderá prestigiar a palestra da pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Giralda Seyferth, sobre “Campesinato e o Estado no Brasil”. Já a conferência de encerramento trará uma discussão sobre Ética e Antropologia, sendo expositores os membros da Comissão de Ética da ABA.

 

“Temos, na RBA, antropólogos e protagonistas de situações atuais, tratando de temas candentes numa região marcada por conflitos. A programação foi construída via trabalho conjunto de uma equipe de profissionais experientes no trato destas questões, sendo dada especial ênfase a aspectos acadêmicos e políticos que são, em si mesmo, desafiantes e exigem compreensão mais aprofundada, tratamento que só pode receber num fórum científico desta dimensão. Com evento do porte da ABA, a sociedade sai ganhando e com a certeza de buscar alternativas eficazes”, enaltece a antropóloga da UFPA e secretária geral da ABA, Jane Beltrão.

 

As inscrições para a 27ª Reunião Brasileira de Antropologia estão abertas e podem ser feitas pelo site http://www.abant.org.br/27rba/. Eventos pré e pós à RBA já estão programados, entre os quais destaca-se o Seminário “Perspectivas antropológicas sobre saúde, genômica e identidades na América Latina” e o Simpósio Especial Museu e Antropologia, que acontecerá no período de 30 de julho a 1 de agosto, no Museu de Arte Sacra do Pará. A programação completa encontra-se disponível no site da 27ª RBA.

 

SERVIÇO
27ª Reunião Brasileira de Antropologia
Realização: de 1 a 4 de agosto, na UFPA
Mais informações: http://www.abant.org.br/27rba/

 


Texto: Igor de Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA

Arte: Divulgação RBA

Publicado em: 02.08.2010 14:00