Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

UFPA sedia Congresso Mundial de Arte

Até sábado, 24 de julho, a Universidade Federal do Pará UFPA é palco do VII Congresso Mundial da Associação Internacional de Drama, Teatro e Educação (IDEA2010). O evento acontece na universidade desde domingo, dia 18, e a programação sempre inicia com uma oficina plenária, em seguida Rodas Vivas, reuniões dos Grupos de Interesse Especial (SIGs) e assembléia do Conselho Geral do IDEA. O evento tem ainda uma dimensão cultural expressiva com o Festival Internacional de Teatro/Festa Mundial das Artes de Transformação, que está espalhado pela cidade, inclusive no teatro Claudio Barradas e no Museu da UFPA (MUFPA).

 

O teatro Claudio Barradas, da Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA), está com peças durante toda esta semana, sempre às 20h, entrada gratuita. Passou pelo palco nesta segunda-feira, 19, o espetáculo “48 minutos para Palestina”, do Grupo Asthar, a companhia de teatro mais importante do Oriente Médio, já tendo traduzido trabalhos de Augusto Boal para o árabe. Na terça-feira, 20, é dia do espetáculo “See me so that I my dream, que significa “Ver-me para que eu possa sonhar”, do Grupo Kompani Linge, da Noruega. A Companhia de Teatro Linge Kompani montou a peça que fala sobre sonhos e esperanças, e tudo que os seres humanos têm em comum, independentemente de raça, sexo ou ambiente cultural ou social.

 

Entre os dia 21 e 25 acontecem mais espetáculos. Every Day, Every Year, I am Walking, obra que em português significa “Cada dia, cada ano, eu ando”, do Grupo Magnet Theatre, da África do Sul, será apresentado na quarta e quinta, às 20h. Na sexta, é a vez da peça “Carne”, da KIWI, Companhia de Teatro, que está desenvolvendo seu novo projeto de encenação em torno da questão de gênero e da violência contra a mulher, investigando as conexões entre patriarcado e capitalismo. Um espetáculo para nossas águas, rios e igarapés. O mote: o peixe-boi. No espetáculo “Sirênios”, no domingo, o grupo In Bust utilizará bonecos construídos a partir da tradição ribeirinha, misturando atores e bonecos na cena.

 

O Museu da UFPA, por sua vez, está abrigando a montagem CRÉDITO N°5, do artista suíço Johannes Burr. O artista deu uma mala “de Crédito” contendo uma câmera de vídeo, fitas de vídeo cassete e contratos impressos no começo de junho 2010 às comunidades nos arredores de Icoaraci. A mala circulou em Icoaraci e comunidades ao arredor e a partir do primeiro beneficiado o combinado era que a pessoa favorecida passasse a mala adiante para qualquer pessoa que ele escolher, em sete dias. Nesse período, ela deveria gravar um vídeo de 30 minutos e cumprir quatro tarefas. O resultado desta colaboração com moradores da cidade é a vídeo-instalação. 

 

Serviço:
VII Congresso Mundial da Associação Internacional de Drama, Teatro e Educação

De 17 a 25 de julho; de 19 a 25 de julho
Espetáculos: “48 minutos para a Palestina”, “See me so that I my dream (Ver-me para que eu possa sonhar)”, “Every Day, Every Year, I am Walking (Cada dia, cada ano, eu ando)”, “Carne”,
Horário: A partir dass 20h,
Local: Teatro Universitário Claudio Barradas, localizado na Rua Jerônimo Pimentel, esquina com a Dom Romualdo de Seixas.

Exposição CRÉDITO N°5 - FilmeEmRede // trabalhando para outros//
Período: Até 08 de agosto, de terça a sexta das 9 às 17h e sábados e domingos – 10 às 14h.
Local: Museu da UFPA, localizado na Avenida José Malcher esqueina com Avenida Generalíssimo Deodoro.

 


Texto: Killzy Lucena – Núcleo de Comunicação IDEA2010

Foto: Alexandre Moraes - Assessoria de Comunicação da UFPA

Publicado em: 20.07.2010 08:02