Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

UFPA convoca últimos calouros 2010

O Centro de Registros e Indicadores Acadêmicos da UFPA (CIAC) convoca os últimos calouros 2010 a realizarem a habilitação ao vínculo institucional, se tornando assim, efetivamente alunos da Universidade. A convocação se refere aos aprovados no Processo Seletivo Especial 2 (PSE 2), realizado em junho. O concurso ofertou 45 vagas para o curso de Licenciatura e Bacharelado em Etnodesenvolvimento sediado no Campus de Altamira e destinado a comunidades indígenas e povos tradicionais.

 

Os 45 aprovados devem apresentar documentos pessoais de identificação, documentos de comprovação de conclusão do ensino médio e preencher um formulário que já está disponível no endereço www.ciac.ufpa.br. O material deve ser entregue no dia 29 de julho, no horário comercial, na secretaria do Campus de Altamira. Na ocasião os novos universitários serão informados sobre o período de matrícula em sua Faculdade. As aulas devem iniciar ainda em 2010.

 

A graduação em Etnodesenvolvimento é única no Brasil e faz parte das políticas de ações afirmativas para populações indígenas e povos tradicionais como quilombolas, caboclos, ribeirinhos, agricultores familiares, camponeses e assentados para formar lideranças tradicionais na região. A criação do curso busca ajudar esses povos na luta pela sobrevivência e em sua afirmação como cidadãos brasileiros. "Eles [povos indígenas e tradicionais] não querem somente se habilitar, querem, também, trabalhar para sua comunidade com essa qualificação", conta a professora Jane Beltrão, uma das proponentes do curso.

 

Os futuros licenciados e bacharéis em Etnodesenvolvimento serão capazes de gerenciar propostas sócio-político-culturais de modo a superar os obstáculos das ações cotidianas das comunidades indígenas e tradicionais, trabalhar em agências governamentais, além de poder atuar como docentes, entre outras competências. O quadro de professores do curso de Etnodesenvolvimento é composto por docentes das Faculdades de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Educação, Engenharia Florestal e Letras do Campus de Altamira, além de docentes do Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural (NCADR) da UFPA, dos campi de Belém e Marabá e do Programa de Políticas Afirmativas para Povos Indígenas e Populações Tradicionais (PAPIT).

 

SERVIÇO:
Veja a lista completa de documentos no Edital 12/2010 no site www.ciac.ufpa.br
Data de entrega da documentação: 29 de julho de 2010
Local: Secretaria do Campus da UFPA em Altamira, localizado na Rua José Porfírio, nº 2515, Bairro de São Sebastião
Horário: das 9h as 12h e das 14h as 17h
Mais informações: (93) 3515.1079 / 1592 / 3902 ou pelo e-mail altamira@ufpa.br

 

Leia Mais:
Graduação em Etnodesenvolvimento é única em todo o Brasil

 


Texto: Glauce Monteiro e Raphael Freire – Assessoria de Comunicação da UFPA


 

Publicado em: 20.07.2010 09:05