Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Instituto de Ciências da Arte da UFPA adere ao Metrobel

O Instituto de Ciências da Arte da Universidade Federal do Pará (ICA/UFPA) agora faz parte da rede Metrobel. A instalação da conexão de Internet por fibra ótica na Unidade foi concluída no início do mês de julho, a partir do trabalho integrado de equipes do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPA (CTIC), do Ponto de Presença da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (POP-Pará) e de uma empresa terceirizada, além de contar com o apoio de servidores da área administrativa do Instituto de Artes.

 

Antes, o ICA utilizava serviços de uma operadora de banda larga, que tinha capacidade de 1 Mb. Agora, tem conexão gigabit, mil vezes mais rápida do que a anterior, proporcionando melhor rendimento nas atividades desenvolvidas nesta instituição. “Além de ter à disposição um acesso à internet muito mais rápido e de qualidade melhor, os usuários no ICA terão a sensação de estar dentro do campus da UFPA”, relata Maria do Socorro Palheta Silva, coordenadora de Suporte e Infraestrutura do CTIC.

 

Com a inclusão do ICA, a UFPA soma nove unidades integradas à Metrobel. Já fazem parte da Rede a Escola de Aplicação, a Escola de Teatro e Dança, o Núcleo de Medicina Tropical, o Instituto de Ciências da Saúde, o Museu da UFPA, a Escola de Música, o Hospital João de Barros Barreto e o Laboratório de Engenharia Pesqueira (Ladic) da Universidade.

 

Criada em abril de 2007, a Metrobel interliga 13 instituições públicas e privadas de pesquisa e ensino de Belém e Ananindeua através de cabos de fibra ótica, utilizando tecnologia Gigabit Ethernet. A rede possui extensão de 52 quilômetros e fornece conectividade à velocidade de 1 gigabit. A UFPA é uma das gestoras deste consórcio.

 

PARCERIA COM O PODER PÚBLICO: O projeto da Rede Metrobel surgiu a partir de um estudo de viabilidade realizado pelo professor da UFPA, Antônio Abelém, diretor do CTIC/UFPA, e pelo professor Michael Stanton, da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). O projeto pioneiro que permite a comunicação digital de instituições de pesquisa e educação de Belém por meio de conexões próprias e independentes para acesso à RNP e à Internet é mantido com recursos do governo federal pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), por meio do Fundo Setorial para a Amazônia (CT – Amazônia).

 

Por meio de convênio firmado entre a UFPA, gestora da Metrobel acadêmica, a RNP e o Governo do Estado do Pará, foi franqueado o uso de seis fibras óticas da Metrobel acadêmica pelos órgãos estaduais. O governo estendeu a rede por mais de 55 km de backbone e 82 km de derivações de fibras óticas para atender os órgãos estaduais. Atualmente, estão ligados cerca de 130 sítios dos diversos órgãos do governo estadual. A RNP mantém apenas um ponto de presença (POP) em cada estado. No Pará, o POP-PA e a RNP se encontram no CTIC da UFPA, hoje com capacidade de acesso de 252 Mbps. Atualmente, é utilizando a Metrobel que as instituições se conectam ao POP-PA, através de uma conexão de alta velocidade.

 

Clique aqui e leia a notícia completa no site do CIAC

 

Texto: Solange Campos, Assessoria de Comunicação e Marketing do CTIC/UFPA

Publicado em: 23.07.2010 15:00