UFPA promove Arte em movimento no IDEA 2010
A Pró-reitoria de Extensão da UFPA (PROEX) participa do VII Congresso Mundial da Associação internacional de Teatro, Dança e Educação (IDEA) promovendo a integração de comunidades do interior do Estado onde a Universidade atua nas atividades do evento e levando até estas comunidades serviços e ações do Congresso Mundial de arte-educação, que acontece até o dia 25 de julho, em Belém.
Com recursos da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação uma comunidade ribeirinha do Município de Breves, uma comunidade remanescente quilombola de Santarém, uma comunidade indígena Parkategê e um grupo de mulheres agricultoras da região da Transamazônica foram envolvidas no IDEA 2010. Estas comunidades participam de Projetos de Extensão da Universidade Federal do Pará que já desenvolvem ações de educação, alfabetização e oferece cursinhos pré-vestibulares por meio de intercâmbio com interfaces artístico-culturais como o teatro, literatura e cinema.
Com o Projeto “Arte em Movimento – Interiorização das ações do VII Congresso Mundial da IDEA”, a Diretoria de Apoio a Cultura da PROEX promove um intercâmbio de saberes e práticas trazendo à Belém representantes das comunidades tradicionais para participarem dos debates e realizarem apresentações culturais e, por outro lado, leva às comunidades oficinas de teatro e artes audiovisuais, ministradas por integrantes do IDEA. Como resultado das oficinas será produzido um vídeo-documentário gravado pelos participantes com o objetivo de registrar e valorizar a realidade das comunidades, os projetos desenvolvidos e a integração das artes com os contextos comunitários.
PROJETOS: Em Santarém as atividades aconteceram por meio do Programa do Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão Afro-descendente (GEAFRO) que, entre outras ações, atua na comunidade quilombola do Bom Jardim realizando cursos pré-vestibulares e oficinas de teatro e literatura para crianças.
Em Altamira, as ações ocorrem por meio do Programa “Mulheres Agricultoras da Transamazônica: trajetórias de produção e organização social” que produz livros e materiais audiovisuais com o registro das histórias de vida destas mulheres.
No município de Breves, na Ilha do Marajó, a UFPA age através do Projeto “A Formação de Leitores em Escolas Ribeirinhas: Comunicação, Identidades e Cidadania de Crianças na Amazônia Marajoara” e promove a realização de oficinas de literatura para alunos de classes multisseriadas no Rio Furo de Breves.
Além da extensão das atividades do congresso para o Projeto “Vivências lingüísticas: alfabetização de indígenas adultos em língua Parkatêjê” que trabalha com a Educação de Jovens e Adultos (EJA) indígenas no Município de Bom Jesus do Tocantins.
SERVIÇO:
“Arte em movimento” durante o VII Congresso Mundial da IDEA:
Comunicação: “A cultura marajoara na voz da comunidade Sant’ana no Rio furo de Breves”
Data: 19, 21 e 22 de julho, às 14 horas Local: Auditório Setorial Básico 2.
Comunicação: “Mulheres Agricultoras da Amazônia- Trajetória de produção e organização social”.
Data: 19, 21 e 22 de julho, às 14 horas Local: Bloco E sala Ep1- Cidade universitária.
Apresentação de Dança “Negrinha da Angola” do Quilombo do Maicá.
Data: 23 de julho, a partir da 14h Local: Centro de Eventos Benedito Nunes – UFPA
Leia Mais: UFPA sedia Congresso Mundial de Arte
Texto: Divulgação Projeto Arte em Movimento – PROEX/UFPA
Foto: Alexandre Moraes - Assessoria de Comunicação da UFPA
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária