Brasil organiza a 2ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Depois da bem sucedida experiência da 1ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em 2004, o Brasil se organiza para sua segunda edição, em outubro deste ano, que traz o tema Brasil, Olhe para a Água. Coordenada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, o projeto tem a participação de universidades e institutos de pesquisa, escolas, centros e museus de ciência, associações e sociedades científicas, fundações de amparo à pesquisa, parques e jardins botânicos, comissões parlamentares de C&T, empresas públicas e privadas, meios de comunicação, órgãos governamentais e da sociedade civil de todo o País.

A meta para este ano é estar presente em mil municípios. Em 2004, a Semana contou com a participação de mais de 500 instituições de ensino e pesquisa e 1.842 atividades aconteceram em 252 municípios. A Semana tem como objetivo primordial mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades científicas, com a finalidade de destacar a importância da ciência e o impacto de suas aplicações na vida de cada cidadão e no desenvolvimento do País.

Entre as muitas atividades a serem realizadas estão: Dias de portas abertas em instituições de pesquisa e universidades; festivais e feiras de ciência; concursos para crianças e jovens; oficinas para o público; atividades unindo ciência, cultura e arte; visita de cientistas às escolas; palestras e discussões públicas sobre temas científicos de interesse geral; jornadas de iniciação científica; produção de mapas da ciência; exibição de filmes e vídeos científicos; excursões científicas; entrevistas, debates e documentários nos jornais, rádios e TVs sobre temas de ciência e tecnologia. mais informações em www.mct.gov.br

(Portal Andifes)

Publicado em: 06.09.2005 11:23