Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Estudantes da UFPA chegam da China

Você já pensou em passar as férias de julho na China? Essa foi a experiência vivida por quatro alunos da UFPA. Eles foram os estudantes premiados pelo Programa Top China Santander de reconhecimento ao mérito acadêmico e passam três semanas do outro lado do mundo, em universidades chinesas, participando da Expo Shangai 2010 e conhecendo um pouco mais sobre o idioma mandarim e a cultura oriental. Os estudantes desembarcaram em Belém na madrugada desta sexta-feira, dia 30 de julho.

 

“É uma viagem no tempo, em que eles têm a oportunidade de conhecer um pouco do passado e um pouco do futuro, em uma cultura de cinco mil anos e em um país com um modelo de desenvolvimento diferenciado diante do desafio de consolidar o crescimento urbano aliado a preservação ambiental”, defende Flávio Nassar. O pró-reitor de Relações Internacionais da UFPA (PROINTER) acompanha os estudantes na viagem.

 

Além do intercâmbio acadêmico com as Universidades de Pequim e de Shangai Jiao Tong, os universitários paraenses participaram da Expo Shangai 2010, uma das maiores feiras do mundo que, nesta edição, acontece com o tema “Better City, Better life” (Cidades melhores, vida melhor) e contou com a presença de 200 expositores e cerca de 70 milhões de visitantes. As áreas de estudo dos alunos da UFPA relacionam-se à temática da feira “urbanização e sustentabilidade”. Foram selecionados: Same Mota Parafita, Geografia; Nathália Font, Arquitetura e Urbanismo; Giovane Henriques, Ciências Sociais; e Eduardo Siqueira, da Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental.

 

Os critérios de seleção dos alunos da UFPA para o Top China Santander 2010 foram a análise do coeficiente de rendimento escolar e o domínio da língua inglesa. Durante a viagem, eles participaram de uma extensa programação nas universidades locais, expedições a pontos turísticos, como a Muralha da China, e tiveram aulas de mandarim e de cultura chinesa.

 

Os premiados receberam bolsas de estudo no valor de U$ 300 dólares e despesas de alimentação, hospedagem e passagens pagas pelo projeto. Agora os alunos apresentarão relatórios sobre as atividades desenvolvidas no país oriental e concederão palestras em suas faculdades para compartilhar com a comunidade universitária os principais avanços nas áreas de Geografia, Ciências Sociais, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Sanitária e Ambiental.

 

Esta é a segunda edição do Programa Top China, mas é a primeira vez que a UFPA participa do projeto. No total, 80 universitários e 20 professores brasileiros embarcaram para a China este ano. O Programa Santander Universidades também comporta projetos de mobilidade para os Estados Unidos, Espanha, Inglaterra e Portugal.

 

PORTUGAL: Os cinco alunos selecionados para o Programa de Bolsas Luso-Brasileiras Santander Universidades já estão com as cartas de aceite das duas universidades portuguesas onde cursarão um semestre de suas graduações, a Universidade de Beira Interior e a Universidade do Minho. Isso significa que já está tudo pronto para o embarque para Portugal, marcado para o próximo mês de setembro. 


Leia mais:
UFPA e Banco Santander ofertam bolsas de estudos na China
(
http://www.portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php?cod=3765)
Inscrições abertas para bolsas em Portugal
(
http://www.portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php?cod=3795)
Saiba como participar de Programas de Intercâmbio na UFPA
http://www.portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php?cod=3857


 
Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA

Publicado em: 28.07.2010 14:55