Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

UFPA se prepara para o Seminário de Novas Tecnologias

A Universidade Federal do Pará recebeu, hoje, a visita do representante científico da Embaixada da Itália no Brasil, Roberto Spandre.  Spandre veio convidar, oficialmente, o reitor Carlos Maneschy para participar do Seminário de Novas Tecnologias, a ser realizado em Belém do Pará, nos dias 16 e 17 de setembro, pela Universidade de Toscana, com a parceria da Universidade de Pizza e do Parque Tecnológico da Itália.

 

Roberto Spandre reuniu-se com Maneschy e com a diretora da Casa de Estudos Italianos da UFPA, Heloisa Bellini. A ocasião serviu também para que os participantes discutissem sobre a prospecção de oportunidades para cooperação internacional e troca de conhecimentos em alguns assuntos, como energia e biomassa, ecoturismo, agropecuária, agronomia e agricultura familiar.

 


A ideia é que o Seminário de Novas Tecnologias seja o passo inicial para ações que surjam durante o evento, mas ganhem continuidade quando os pesquisadores estrangeiros voltarem para seus locais de origem. Na ocasião, o reitor Carlos Maneschy afirmou que a cooperação seria muito bem-vinda pela UFPA e que a Instituição está disponível para, a partir de grandes áreas de conhecimento, traçar limites para as parcerias com a Itália.

 


Para definir as grandes áreas de cooperação, a proposta do representante italiano é que haja pré-encontros com representantes de faculdades, institutos e projetos científicos da UFPA antes e depois do Seminário, cujos objetivos são “reunir pessoas de alto nível para transmitir informações e formalizar acordos de parcerias”, conforme sintetizou Spandre. O primeiro encontro deve ocorrer no próximo mês de setembro.

 

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA  

Publicado em: 02.08.2010 18:00