Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

UFPA encerra semestre letivo do Parfor

A UFPA encerra, até o dia 8 de agosto, o semestre letivo intensivo do Plano Nacional de Formação Docente (Parfor) para cerca de 4 mil professores do ensino básico da rede pública no Pará. Em Belém, haverá cerimônia de encerramento nesta quarta, 4 de agosto, às 11h, no auditório do Centro de Convenções da Universidade. Os alunos dos 34 polos do Parfor/UFPA no Pará vão assistir ao evento por meio de videoconferência.

 

“Na ocasião, será feita uma avaliação da etapa e agradecimento ao empenho de todos para que o Projeto conquistasse essa dimensão positiva para a educação”, explica o coordenador geral do Parfor na UFPA, Márcio Nascimento. Na mesa, estarão presentes o reitor da UFPA, Carlos Maneschy; a pró-reitora de Ensino de Graduação da UFPA; Marlene Freitas; o coordenador Márcio Nascimento e a professora Edilza Fontes, que representará o Conselho Estadual de Educação.

 

Sobre o Parfor -  O Plano oferece, gratuitamente, licenciaturas a professores da rede pública de ensino sem formação adequada. É o resultado da ação conjunta do Ministério da Educação (MEC), das Instituições Públicas de Educação Superior (IPES) e das Secretarias de Educação estaduais e municipais. A meta da UFPA é formar 25 mil professores.

 

O Parfor iniciou no segundo semestre de 2009 e, atualmente, conta com 112 turmas, 18 cursos de graduação, 34 polos no Estado e participação de cerca de 4 mil professores de todos os 143 municípios do Pará. Para a etapa do segundo semestre, a qual se realizará em novembro, dezembro e janeiro, entrarão mais 1.170 novos professores cursistas. 

Os cursos de licenciatura oferecidos têm, em sua maioria, duração de quatro anos e acontecem no período de recesso escolar, aos finais de semana. Ao final do curso, os professores recebem o diploma de curso superior. “Os alunos do Parfor têm os mesmos direitos e deveres de um universitário que entrou na UFPA pelo vestibular usual. Os professores que ministram as aulas são os mesmos, o que pode garantir a qualidade do ensino. O sucesso do Parfor depende de toda a UFPA: docentes, técnicos e gestores comprometidos com o Programa”, afirma Márcio Nascimento.

 

Serviço: Encerramento das atividades do Parfor, nesta quarta-feira, dia 4 de agosto, às 11h, no auditório do Centro de Convenções da Universidade. Para mais informações sobre o Parfor, acesse: www.ufpa.br/parfor

 

Leia também: 4 mil professores da rede pública iniciam formação em julho

 

Texto e foto: Thais Rezende - Assessoria de Imprensa - Plano Nacional de Formação de Professores/UFPA
    

Publicado em: 03.08.2010 14:00