Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Seminário internacional debate cooperativismo

Como viver da floresta, valorizar o trabalho no campo e incentivar a permanência das populações locais no ambiente rural? Esses serão alguns dos temas debatidos durante o IV Seminário Internacional Cooperativismo e Desenvolvimento Rural Pará e Espanha, que acontece na UFPA, entre os dias 4 e 6 de agosto. Pesquisadores brasileiros e espanhóis de várias áreas do conhecimento se reúnem para discutir a relação entre o cooperativismo e o desenvolvimento rural nos dois países e como incentivar sua promoção na Amazônia.

 

“O cooperativismo organiza a produção dos cooperados ajudando a fazer face à competição do mercado. Essa organização gera trabalho e renda no meio rural e, no caso do cooperativismo vinculado à agricultura, a cooperativa arraigada à localidade potencializa o desenvolvimento rural”, defende Maria José de Souza Barbosa, coodenadora do Projeto de Cooperação Espanha-Brasil.

 

O evento é fruto da cooperação internacional entre as Universidades de Alicate e Federal do Pará, as quais, desde 2005, debatem o tema envolvendo professores, alunos de graduação e pós-graduação, gestores públicos e trabalhadores rurais. A Espanha possui uma experiência de cooperativismo bem sucedida, particularmente no que diz respeito à valorização da vida no campo e à permanência das populações no ambiente rural.

 

“A proximidade da cooperação que mantemos nos permite a troca de experiências e o aprendizado no sentido de mostrar como é possível viver no campo e ter seu trabalho valorizado. O cooperativismo é um instrumento capaz de possibilitar o acesso a uma série de condições que os indivíduos não conseguem acessar de uma forma isolada”, explica Maria José de Souza Barbosa.

 

Para o pesquisador da UFPA, a grande contribuição do evento é permitir a troca de experiências e debates sobre o cooperativismo como estratégia de desenvolvimento do campo pela importância que tem como forma de organização da produção e do trabalho, de modo autônomo e autogestionado, o que valoriza as práticas socioeconômicas das populações locais.

 

SERVIÇO:
IV Seminário Internacional Cooperativismo e Desenvolvimento Rural Pará e Espanha
Período: 4 a 6 de agosto de 2010
Local: Auditório do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Horário: A partir das 15h
Inscrições: Podem ser feitas no local até o início do evento
Mais informações: 3201.7685 ou
itcpes@yahoo.com.br
Site:
http://www.cultura.ufpa.br/itcpes/

 

Clique aqui para ver a programação do evento.


Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA

 

 

Publicado em: 03.08.2010 16:00