PROGEP apresenta política nacional de atenção à saúde do servidor
Servidores (docentes e técnico-administrativos), gestores da UFPA e demais gestores da administração pública federal do Estado do Pará participaram do 1º Encontro sobre o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS). O evento aconteceu na Reitoria da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, nesta quinta-feira, 5 de agosto.
Os participantes conheceram, detalhadamente, todas as mudanças da recém-criada política de atenção à saúde do servidor, definida pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, a qual tem como objetivo coordenar e integrar ações e programas nas áreas de assistência à saúde e segurança, perícia oficial, promoção, prevenção e acompanhamento da saúde dos servidores da administração federal direta, de autarquia e das fundações. Por isso o encontro foi chamado de “Conhecendo o SIASS”.
A diretora de Saúde e Qualidade de Vida da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal da UFPA (PROGEP), Josefa Quadros, esclarece que são muitas e excelentes mudanças. “O SIASS está sustentado em eixos bem definidos: vigilância aos ambientes e processos de trabalho e promoção à saúde, perícia em saúde e assistência médica e odontológica”, ressalta a servidora.
A diretora explica, ainda, que a política nacional está fundamentada na abordagem biopsicossocial, permitindo um olhar integral à saúde do servidor, bem como ao acesso às informações epidemiológicas, avaliação dos locais de trabalho, levando em consideração o ambiente e as relações interpessoais.
A partir de agora, o grupo irá se reunir nas primeiras quintas-feiras de cada mês para discutir ações e estratégias e definir medidas. “Este é um processo de construção coletiva e sistêmica que precisa, por natureza, das contribuições das diversas pessoas envolvidas. Neste primeiro encontro, começamos a apresentar a política de atenção à saúde dos servidores públicos federais, desde o contexto normativo, até a parte mais prática. Agora, vamos visitar cada campus da Universidade para ampliar os debates e conversar com nossos professores, gestores e técnico-administrativos que vivem fora de Belém sobre o SIASS e sobre os demais projetos da PROGEP a serem implantados nos campi, a começar pelos exames periódicos”, finaliza Josefa Quadros.
SERVIÇO:
Calendário de visitas da PROGEP aos campi do interior:
17 e 18 de agosto – Visita à Universidade Federal do Oeste do Pará, antigo Campus de Santarém
18 de agosto – Visita ao Campus de Altamira
23 e 24 de agosto – Visita ao Campus de Marabá
25 de agosto – Visita ao Campus de Castanhal
26 de agosto - Visita ao Campus de Capanema
27 de agosto - Visita ao Campus de Bragança
08 e 09 de setembro - Visita ao Campus de Abaetetuba
10 de setembro - Visita ao Campus de Cametá
13 de setembro - Visita ao Campus de Soure
15 de setembro - Visita ao Campus de Breves
20 de setembro - Visita ao Campus de Tucurui
Leia Mais:
PROGEP faz interiorização de atividades
Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Karol Khaled
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária