UFPA realiza 1ª Escola de Nanociência e Nanotecnologia
Manipular átomos. O que poderia parecer ficção científica há cinquenta anos, hoje, é realidade para cientistas que estudam os novos materiais e fenômenos que acontecem no mundo da nanociência e da nanotecnologia. Essas pesquisas estudam fenômenos e materiais que medem um nanômetro, ou seja, um metro dividido por um bilhão. Se você não conseguiu imaginar algo tão pequeno, olhe para um fio de cabelo seu e saiba que ele tem cerca de 70 mil nanômetros de espessura.
Se esse mundo parece distante, as descobertas dele se refletem diretamente em nosso cotidiano. Pesquisas sobre as propriedades nanomagnéticas dos materiais estão relacionadas com aparelhos eletrônicos compactos, como pen drives e telefones celulares. Pesquisadores e estudantes de várias partes do Brasil passarão a próxima semana em Belém discutindo as novidades deste universo. De 9 a 13 de agosto, acontece a Escola de Nanociência e Nanotecnologia da UFPA, que faz parte da programação da VIII Escola do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF).
Este ano, é a primeira vez que parte da programação é realizada em um Estado que não é o Rio de Janeiro, sede oficial do CBPF. Segundo o professor Luis Carlos Bassalo Crispino, integrante do comitê organizador do evento na UFPA, a escolha de Belém para sediar a Escola se deu devido aos esforços dos pesquisadores da UFPA em procurar parcerias com outras instituições de pesquisa, como o CBPF, que pretende criar um núcleo de pesquisas permanente em Nanotecnologia e Nanociência na Universidade, à criação do primeiro programa de doutoramento em Física da Amazônia e à experiência da Instituição em pesquisas nesta área do conhecimento.
No total, a VIII Escola do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas reúne 672 inscritos de vários Estados do Brasil, como Minas Gerais, Alagoas e Paraná. O evento será formado por minicursos e palestras de divulgação científica voltados para pesquisadores, universitários e alunos do ensino médio. Segundo o professor Luis, “É de extrema importância que um evento do porte da VIII Escola da CBPF alcance também pessoas que não têm conhecimentos aprofundados em Física desse modo divulgando assuntos que estão em evidência no meio científico brasileiro”.
SERVIÇO:
Abertura da Escola de Nanociência e Nanotecnologia da UFPA
Data: 09 de agosto de 2010
Local: A partir das 9h no Auditório do Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA
Mais informações: www.cbpf.br/e2010.
LEIA MAIS:
Clique aqui e conheça as pesquisas da UFPA na área de Nanotecnologia.
Texto: Dilermando Gadelha – Assessoria de Comunicação da UFPA, com informações do Jornal Beira do Rio
Foto: Alexandre Moraes
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária